Fóruns

O DCE-Livre da USP organiza o movimento estudantil da nossa universidade através de quatro instâncias deliberativas. Listadas da com maior poder de deliberação até a menor são:

Congresso de Estudantes

O Congresso de Estudantes da USP é a instância máxima de deliberação e costuma ocorrer de dois em dois anos; sua última edição (o X Congresso) ocorreu no ano de 2010. Sua principal tarefa é reorganizar o Movimento Estudantil (a partir do seu próprio entendimento, já que as/os delegadas(os) são eleitas(os) pela base) para a conjuntura a ser enfrentada num período próximo. Suas principais competências são definir resoluções, discutir a organização do Diretório Central e seu estatuto. Normalmente, cada centro acadêmico ou curso tem o direito de eleger entre 3 e 60 delegadas(os) (número diretamente proporcional à quantidade de estudantes matriculadas(os) no curso) e a participação com direito a voz é livre a todas(os) as/os estudantes da USP.

Assembleia Geral de Estudantes

É a instância em que todas(os) as/os estudantes da USP tem direito a voz e voto; delibera por maioria simples, costuma ocorrer a cada dois meses e nela são tratados os temas mais urgentes da universidade e da sociedade, para que as/os estudantes tirem seus posicionamentos diante destes. Geralmente são precedidas por assembleias de curso e de campi, para garantir a representatividade de grande parte das/dos estudantes.

Conselho de Centros Acadêmicos (CCA)

Fórum de discussão entre todos os centros acadêmicos da USP, nele toda(o) estudante tem direito à voz, mas somente o centro acadêmico pode votar; apesar disso, recomenda‐se que o voto seja respaldado por mecanismos democráticos que garatam a representatividade das/dos estudantes do curso, segundo resolução do X Congresso. Costuma ocorrer ao menos uma vez por mês, normalmente aos sábados na Faculdade de Saúde Pública ou nas suas proximidades (Metrô Clínicas). Tem um papel principalmente de organização do ME através do conjunto de CAs e de sensibilização das/dos diretores/as quanto a realidade de cada curso, bem como a totalidade da conjuntura da USP.

Reunião Ordinária (RO)

É a reunião semanal da diretoria do DCE-Livre da USP. Nela, toda(o) estudante tem direito à voz, mas apenas @s diretores/as votam. A diretoria (ou gestão) do DCE é eleita todo ano, normalmente entre outubro e novembro. O DCE-Livre da USP é a entidade representativa de tod@s @s estudantes da USP e a atual gestão é a “Todas as Vozes”.


Toda essa organização está presente no Capítulo IV – Da organização da entidade do Estatuto do DCE.