No dia em que justiça nega reintegração de posse da reitoria, estudantes fazem grande ato na Av. Paulista
09 de outubro de 2013, 23:39
Nessa quarta-feira o movimento estudantil da USP recebeu uma grande notícia. O pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria ocupada foi negado pela justiça. Em sua decisão, o juiz ressaltou a inabilidade da reitoria da USP em buscar soluções conciliatórias para os conflitos na universidade, apelando sempre para a judicialização da política através do uso da força. Essa vitória é, ao mesmo tempo, fruto da mobilização ampla que estamos construindo e motivação para que siguemos firmes nessa luta pela democratização da USP que faz com que estudantes dos mais variados cursos modifiquem seu cotidiano para construir uma greve histórica.
Animados com esse cenário, cerca de dois mil estudantes se reuniram no vão do MASP e saíram em caminhada pela avenida Paulista rumo ao prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo. Um ato vibrante que refletiu o espírito de mobilização e ousadia do nosso movimento e que contou também com a presença de estudantes da Unicamp. Ao longo do trajeto, nossas palavras de ordem ecoaram com muita força, reflexo da disposição de toda uma geração de bixos e bixetes que têm sido protagonistas da construção da greve em seus cursos.
Chegamos à ALESP e constatamos mais uma vez a completa aversão de Alckmin e Rodas ao diálogo com os estudantes. Nenhum dos convocados para a audiência pública compareceu ou sequer mandou representante. Isso não fez com que o ato perdesse força, ao contrário. Todos saíram ainda mais animados para fortalecer a luta que estamos travando e convictos de que as vitórias que tanto almejamos só serão alcançadas com ainda mais mobilização.
Para pensarmos conjuntamente sobre os próximos passos do movimento, será realizada nessa quinta-feira (10/10) a nossa Assembleia Geral de Estudantes, às 18h em frente à ocupação da reitoria. Convidamos todos os estudantes a se somarem para construirmos coletivamente um movimento amplo, democrático e vitorioso. Todos à assembleia!