Estudantes dizem SIM à democracia! Confira os resultados!
06 de novembro de 2012, 09:26
Durante os dias 22 e 26 de outubro foram abertas urnas do plebiscito pela democratização da USP em todos os cantos da universidade. A iniciativa, deliberada pelo XI Congresso dos estudantes e realizada pelo DCE e Centros Acadêmicos, foi uma resposta à estrutura antidemocrática presente em nossa universidade. Foram por volta de 5000 votantes, mostrando a amplitude do movimento estudantil.
Em uma semana de intenso debate político, os estudantes puderam expressar sua opinião sobre as mudanças no estatuto promovidas pelo Rodas neste segundo semestre e sem debate com a comunidade universitária , a realização de eleições diretas para reitor e diretor e de um processo estatuinte entre as três categorias da universidade (professores, funcionários e estudantes).
Mais do uma aferição da opinião dos estudantes, o resultado do plebiscito impulsiona a luta pela democracia. Em todos os campi do interior, de Bauru a Lorena, em todas as unidades da capital, da odontologia a EACH, nas exatas, humanas e biológicas, os estudantes participaram do plebiscito, dando mais uma vez uma aula de democracia na USP. Em todas as perguntas o SIM! teve uma vitória esmagadora (veja abaixo).
Com esse resultado, o movimento entra forte no ano que vem. 2013 é ano de eleição para reitor e diretor em diversas unidades também. A escolha do novo reitor não pode se dar da forma como está prevista. Não vamos admitir que somente 2% da comunidade universitária tome essa decisão, que afetará o cotidiano de todos na universidade nos próximos 4 anos. O plebiscito foi fundamental, mas é o primeiro passo na luta pelas diretas!
Veja o resultado completo por urna em: Tabela de Apuração
DCE – Livre da USP “Alexandre Vanucchi Leme”
Gestão “Não Vou Me Adaptar”