Nota de repúdio contra a bárbarie na UNIFESP

18 de junho de 2012, 14:06

Compartilhe:

O DCE-Livre da USP “Alexandre Vannuchi Leme” declara seu apoio e solidariedade irrestritos à luta dos estudantes da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e seu total repúdio à ação truculenta e violenta da Polícia Militar (PM) na última quinta-feira, dia 15 de junho, que culminou com a prisão de 26 estudantes. Bem como repudiamos a ação truculenta da PM na invasão arbitrária a moradia estudantil da UNILA(Universidade Federal da Integração Latino-Americana) no dia 3 de junho.

Assim como aconteceu nas desocupações da moradia retomada e da reitoria da USP em 2011, que resultou em 73 companheir@s pres@s e processad@s criminalmente, novamente assistimos à PM sendo convocada para mediar conflitos entre reitoria, governos estadual ou federal e estudantes. Com repressão e truculência, a PM fez uso de sua força desproporcional na Unifesp para reprimir uma greve que durava quase três meses.

As greves de docentes e estudantes já são uma realidade em 90% das universidades federais do Brasil que lutam contra a precarização do ensino resultante da implementação do REUNI, programa do governo federal que expandiu o número de vagas nas universidades federais sem aumentar a verba destinada a essas instituições. O cenário é calamitoso: infra-estrutura deficiente, com salas de aulas superlotadas, sem políticas de transporte, moradia e permanência estudantil, desvalorização da carreira de docentes e funcionári@s, entre outros problemas.

Repudiamos os sucessivos casos de repressão aos movimentos sociais e o uso da força, seja na USP , Unifesp, Unila, Pinheirinho ou Cracolândia. Todo apoio e força às lutadoras e lutadores e aqueles que defendem a livre manifestação política e uma educação pública, de qualidade e gratuita!

Nesta segunda-feira, dia 18 de junho, acontecerá um ato contra a barbárie na UNIFESP, com concentração no vão livre do MASP, a partir das 16h. O DCE-Livre da USP convida tod@s a se juntarem a essa manifestação em defesa da educação e contra a presença da PM nas universidades!

https://www.facebook.com/events/374955605891692/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *