USP tem bancada histórica no 52º Congresso da UNE
08 de agosto de 2011, 00:19
Compartilhe:
De 13 a 17 de julho, aconteceu na cidade de Goiânia o 52º Congresso da UNE. O Congresso contou com a participação de mais de 5000 estudantes de todo o país e teve também forte presença da USP. Nossa delegação foi a maior dos últimos anos e contou com 200 estudantes, entre delegad@s e observadora/es, representando os mais de 4000 que participaram das eleições de delegad@s na universidade.
No Congresso, a USP levou diversas pautas do movimento estudantil nacional para serem debatidas. A defesa da educação e do financiamento de 10% do PIB foi central. Além disso, a defesa do meio ambiente e o rechaço às mudanças no Código Florestal e à construção da usina de Belo Monte no Pará. Em sua maioria compondo a bancada da Oposição de Esquerda, os delegad@s eleitos da USP defenderam uma UNE autônoma em relação a governos e reitorias, para que seja uma entidade combativa como historicamente foi.
O DCE da USP enxerga como fundamental a construção do movimento estudantil nacional. Diversas pautas tocam estudantes do Brasil como um todo, e uma ação unitária é indispensável. Em muitos países do mundo, como no Chile e Espanha, a juventude tem sido protagonista na luta social, e no Brasil não deve ser diferente.
Agradecemos a tod@s @s estudantes que participaram das eleições de delegados para do 52º CONUNE na USP e convidamos tod@s a construir o movimento estudantil nacionalmente!