Carta da organização dos Cursinhos Comunitários da USP
26 de março de 2011, 16:26
São Paulo, Março de 2011
Ao Conselho de Graduação da USP,
A Universidade de São Paulo, pressionada por movimentos sociais ligados à educação, criou, em 2006, sem discutir com a comunidade acadêmica, um programa de inclusão social de fachada chamado INCLUSP. Este programa nunca teve metas a serem alcançadas e não gerou inclusão social significativa, como é possível concluir com base nos dados dos ingressantes da FUVEST dos últimos anos.
Reconhecendo o fracasso do INCLUSP, o Conselho de Graduação vem, desde o ano passado, discutindo a mudança deste programa. E novamente, está sendo feita sem diálogo com os movimentos educacionais. Ao invés de propor uma política eficaz de democratização do acesso, a USP quer aos poucos abolir o INCLUSP.
Nós, dos Cursinhos Comunitários da Universidade de São Paulo, acreditamos que o bônus atual não resolve e nem sequer ameniza o problema do funil que é o vestibular, nem da desigualdade de oportunidades a que os estudantes de escola pública estão submetidos e nem da insuficiência de vagas nas universidades públicas.
Exigimos que o Grupo de Trabalho criado para elaboração de um “Novo Programa de Democratização do Acesso à Universidade”, de caráter fechado e sem discussão com a comunidade acadêmica, seja substituído por um novo GT, com a participação paritária das três categorias da Universidade e dos Cursinhos Comunitários, e que este GT atue de maneira transparente na construção deste novo programa de democratização do acesso, tornando pública toda e qualquer discussão que for realizada por esta.
Acreditamos que esse programa deve caminhar para a implementação de Ações Afirmativas do tipo Cotas Sócio-raciais na USP, a exemplo de outras universidade públicas do Brasil que implementaram, com sucesso, esse modelo de acesso.
Cursinhos que assinam esta carta
Núcleo de Consciência Negra da USP
Cursinho da Psico – USP
Rede Emancipa de Cursinhos Populares
UNEAfro – Brasil
AEUSP (Cursinho do CRUSP)
Entidades que assinam esta carta
DCE-Livre da USP Alexandre Vannucchi Leme
Centro Acadêmico Professor Paulo Freire (Faculdade de Educação da USP)