Resoluções do X Congresso

Estão disponíveis as resoluções do X Congresso dos Estudantes. Para consultá-las basta clicar.

Caderno de Resoluções X Congresso

Programação

Programação

Quinta-Feira - 27.05
13h – Início do credenciamento. Local: Poli-Biênio.
16h – Mesa de abertura: A conjuntura política e a educação hoje. Local: Auditório Amarelo – Poli.
18h – Assembléia Geral dos/as Estudantes da USP. Pauta: Reivindicações Estudantis. Local: Auditório Amarelo – Poli.
20h30 – Show de Abertura do Congresso. Bandas: Rinoceronte e Eddie. Local: Velódromo (CEPE – Campus Butantã). Entrada Gratuita.

Sexta-Feira28.05
9h – Plenária Inicial. Local: Auditório Amarelo – Poli.
11h – Painel de Apresentação das Teses. Local: Auditório Amarelo – Poli.
13h30 – Grupos de Discussão: Projetos de Universidade (1). Local: Letras – FFLCH.
16h30 – Grupos de Discussão: Projetos de Universidade (2). Local: Letras – FFLCH.
Noite – Atividade Cultural.

Sábado29.05
9h – Grupos de Discussão: Movimento Estudantil. Local: Letras – FFLCH.
14h – Início da Plenária Final: Aprovação de propostas de resoluções do Congresso. Local: Escola de Aplicação (Faculdade de Educação).
Noite – Atividade Cultural.

Domingo
30.05
9h – Plenária Final: (Continuação) Aprovação de propostas de resoluções do Congresso. Local: Escola de Aplicação (Faculdade de Educação).

Teses ao 10° Congresso dos Estudantes

Encontram-se publicas as teses recebidas pela comissão organizadora. Para acessá-las basta utilizar o índice abaixo ou acessar a página das teses deste blog.

1. A Hora É Essa!
2. POR UM MOVIMENTO ESTUDANTIL PARATODOS
3. TESE DE MULHERES AO X CONGRESSO DE ESTUDANTES DA USP
4. O CONGRESSO É NA RUA!
5. JÁ SE OUVE A MELODIA…
6. À Distância, Só Precarização!
7. Rodas enquanto Diretor da FDUSP
8. Tese Da Gestão Levante! – É Tempo De Fazer Tempo Do Centro Acadêmico Lupe Cotrim (ECA) Para O X Congresso De Estudantes Da USP.
9. Outros Maios Virão!
10. O Momento Histórico Atual, A Universidade E Os Desafios Do Movimento Estudantil
11. Não É Na Resignação, Mas Na Rebeldia Em Face Das Injustiças Que Nos Afirmaremos
12. Em Defesa Do Movimento Estudantil De Esquerda! Um Passo À Frente E Você Não Está Mais No Mesmo Lugar
13. Tese Da Corrente Proletária Estudantil (P.O.R.) Ao X Congresso De Estudantes Da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
14. Desatai o Futuro

Calendário de eleições de delegados

Segue o calendário eleitoral e a forma de eleição adotada nos cursos/campi que a Comissão Organizadora já entrou em contato:

Capital:

Filosofia (FFLCH) – Responsável: CAF

Eleições por urna

dias 17 a 20 de maio

Geografia (FFLCH) – Responsável: CEGE

Eleições por assembleia no dia 18/05

Historia (FFLCH) – Responsável: CAHIS

Eleições por urna durante essa semana (10/05)

Nutricao (FSP) – Responsável: CAER

Eleições por urna do dia 17 ao 21/5

Matemática  (IME) – Responsável: CAMAT

Eleições por urna do dia 17 ao 21/5

EEFE – Responsável: CARB

10 a 14 inscricoes

17,18 e 19 eleições por urna

Direito (FD) -  Responsável: XI de Agosto

17, 18 e 19 debates

20 e 21 eleições por urna

Terapia Ocupacional – Ainda não decidido

Medicina (FM) – CAOC

18 e 19 eleicoes por urna

Relações Internacionais (IRI) – Responsável: GUIMA

Eleições por urna de 17 a 21/5

ECA- Responsável: CALC

Inscricoes ate 17/5

Eleções 18, 19, 20/5

Interior:

São Carlos – Responsável: CAASO

Inscrições até 17/05

Eleições 18, 19 e 20 por urna por unidade

Lorena – Responsável: DAEEL

Eleições por urna dias 18, 19 e 20

Orientação sobre o processo de eleição de delegados

COMUNICADO ESPECIAL

X CONGRESSO DE ESTUDANTES DA USP

Orientação sobre o processo de eleição de delegados

Conforme o regimento aprovado no Conselho de Centros Acadêmicos do dia 13 de março de 2010, o X Congresso dos Estudantes da USP funcionará com delegados eleitos em cada curso ou unidade da universidade.

Existem algumas questões que os Centros Acadêmicos precisam atentar para realizar estas eleições:

1) As eleições deverão ocorrer entre os dias 10 e 21 de maio de 2010 e o prazo para comunicar as decisões do formato das eleições [por urna ou assembléia e por curso ou unidade] é dia 08 de maio, data do próximo Conselho de Centros Acadêmicos.

2) O cálculo do número de delegados a que o curso/unidade tem direito será feito com base no número de alunos fornecido pela reitoria da universidade. O máximo de delegados a que tem direito o curso/unidade é de 1 [um] delegado para cada 50 [cinqüenta] estudantes matriculados no curso/unidade. Cursos com menos de 150 [cento e cinqüenta] estudantes, ainda assim, terão garantidos o máximo de 3 [três] delegados. Cursos com mais de 3000 [três mil] estudantes terão, ainda assim, no máximo 60 [sessenta] delegados. Para o cálculo de delegados eleitos pela a unidade desprezam-se as frações, ou seja, o número é sempre arredondado para baixo.

3) Os CAs deverão optar se realizarão as eleições por curso ou por unidade e comunicar à Comissão Organizadora. No caso da opção da eleição por unidade, os CAs da unidade deverão fazer um comunicado conjunto sobre a decisão.

4) Os CAs deverão optar se realizarão a eleição em urna ou em assembléia. Da mesma maneira a decisão deverá ser comunicada para a Comissão Organizadora do X Congresso.

5) Caso seja optada pela eleição por urna, o curso/unidade obterá o máximo de delegados que tem direito caso atinja um quorum de votantes de pelo menos 20% dos matriculados no curso/unidade. Caso a eleição seja feita em assembléia o curso/unidade obterá o número máximo de delegados que tem direito caso atinja um quorum de votantes de pelo menos 10% dos matriculados no curso/unidade.

6) Caso o curso/unidade não atinja o quorum para obter o máximo de delegados a que tem direito, o número de delegados será calculado com uma regra de três entre o que seria quorum  para o máximo e o que se obteve de quorum.

Por exemplo, um curso que pode ter no máximo 10 delegados [possui 500 alunos matriculados] teria um quorum para o máximo de delegados em urna de 100 votos (20%), porém, se obtenha 80 votos o número obtido pelo curso será de 8 delegados. O mesmo é válido para assembléia.

7) Apesar de poderem votar ou ser votados os estudantes de pós-graduação não contam para o computo do quorum, nem para o computo do número máximo de delegados do curso/unidade.

Os estudantes de pós-graduação interunidades podem se candidatar e votar em qualquer uma das unidades vinculadas aos seus programas, vetadas votação e candidatura múltiplas.

8) Caso o Centro Acadêmico do curso opte pela não organização do processo eleitoral, uma comissão de no mínimo 5 [cinco] estudantes, credenciada junto a Comissão Organizadora, pode realizar as eleições no curso/unidade.

9) Todo o processo eleitoral deve ser documentado e os documentos devem ser entregues para a Comissão Organizadora do X Congresso até dia 24/05. Em caso de eleições por urna, deverão ser entregues as Atas de Eleição, de Urnas e de Apuração (de acordo com modelo da Comissão Organizadora) e as listas de presença. Em caso de eleição por assembléia deverão ser entregues as Atas de eleição, da assembléia e a lista de presença.

São Paulo, 06 de maio de 2010.

Calendário pré-congressual

O X Congresso, segundo regimento aprovado em CCA, funcionará por delegados eleitos por curso ou unidade e contará com teses para subsidiar os seus debates. Foram estabelecidos pela organização os prazos para as eleições de delegados e entrega de teses, bem como um calendário de debates pré-congressuais no Campus Butantã:

Eleições de delegados: poderá ser feita entre os dias 10 e 21 de maio.

Entrega das teses finais: dia 14 de maio.

Dabates no campus Butantã:

28/04 – Conjuntura e Educação

05/05 – Projeto de Universidade

12/05 – Movimento Estudantil

Programação e Regimento do X Congresso

Está disponível no site para consulta o regimento do X Congresso aprovado em Conselho de Centros Acadêmicos no dia 13 de março de 2010 e a programação elaborada pela comissão organizadora em reunião no dia 26 de março. Clique abaixo:

Programação do Congresso

Regimento do Congresso

Bem-vind@ ao Site do X Congresso

Esse é o espaço para a comunicação do X Congresso dos Estudantes da USP.  O congresso ocorrerá dos dias 27 à 30 de maio no campus Butantã da USP. Serão adicionados atas das reuniões da comissão organizadora, regimento, orientações para tiragem de delegados, contribuições, referências de congressos anteriores e tudo que vier a subsidiar a construção desse importante espaço do movimento estudantil da USP.