Obrigado a todos os CAs que participaram e construíram o EnCA 2014!

10 de dezembro de 2014, 00:31

Compartilhe:

Nos dias 29 e 30 de novembro, aconteceu na Faculdade de Educação o Encontro de Centros Acadêmicos (ENCA) da USP de 2014. Sabemos que o ENCA é uma das nossas principais ferramentas para armar o movimento para seus desafios, o que pudemos fazer graças à participação e ao entusiasmo dos muitos CAs presentes!

O encontro contou com mais de 100 peenca 1ssoas presentes nos seus dois dias, de diversos cursos da USP e muitos campi do interior, totalizando quase 30 CAs representados. Um alto nível de discussão política permeou os debates. No sábado, estiveram presentes debatedores como Guilherme Boulos e os professores André Singer e Jorge Souto Maior, caracterizando a conjuntura de dentro e fora da universidade. Nos grupos de discussão, conseguimos concretizar muitas propostas, avançando na construção de um projeto de universidade pública, gratuita e de qualidade – o grande desafio de luta do movimento estudantil para 2015, enfrentando a reitoria do Zago e seus projetos de precarização. No domingo, o debate de opressões contou com a presença dos professores Silvio de Almeida e Heloísa Buarque, além do estudante de medicina Felipe Scalisa, que relatou sua experiência na faculdade depois dos casos de machismo e LGBTfobia. Por fim, a plenária final contou com a participação do Núcleo de Consciência Negra, além de DCE, ADUSP e SINTUSP, apontando o caminho das mobilizações em 2014.

enca 2Para nós, o EnCA veio como objetivo de ser mais um passo na reorganização do movimento para os próximos desafios, e tivemos o prazer de ter visto a participação de muitos CAs, que construíram conjuntamente a política do encontro tendo em vista tanto a conjuntura do país e do estado quanto a realidade dos seus cursos e campi. Um movimento estudantil que consiga defender um projeto democrático de universidade passa pelo enraizamento do debate na base dos estudantes, e o papel dos Centros Acadêmicos nesse processo é vital. Saímos de lá animados de ter visto se esboçar o movimento estudantil que queremos, e temos ótimas perspectivas para a ação conjunta dos estudantes nas próximas mobilizações.

A gestão Pra Virar a USP do Avesso tem orgulho de ter construído o EnCA como sua última atividade, e acreditamos que a conformação da comissão gestora para o começo de 2015 tem o potencial de construir mais ainda a unidade e amplitude que almejamos. Vamos em defesa da educação pública, para construir a universidade que queremos. Até ano que vem!

 

Gestão Pra Virar a USP do Avessoenca 3

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *