Para reorganizar o movimento estudantil e defender a universidade: CA’s e DCE preparam Encontro de Centros Acadêmicos para encerrar o ano!              

12 de novembro de 2014, 23:28

Compartilhe:

Desde o início do ano, a Universidade de São Paulo tem passado pela maior crise financeira e política de sua história. Os cortes orçamentários em diversas áreas vitais da USP e a forte greve de quatro meses protagonizada pelos funcionários foram a expressão máxima da gravidade do momento que estamos enfrentando.

Infelizmente, esta crise não tem perspectivas imediatas de ser solucionada. A alternativa que a reitoria está aplicando tem ido no sentido contrário ao que a comunidade universitária reivindica:  desvinculação do Hospital Universitário e HRAC, projetos de privatização das pró-alunos, congelamento de contratações e uma série de outras medidas que precarizam a qualidade do ensino, pesquisa e extensão da USP. Ao mesmo tempo, demandas históricas do movimento estudantil como a democratização do acesso e da estrutura de poder, uma política efetiva de permanência estudantil, um debate sério sobre segurança dentro dos campi, a questão da proibição das festas e etc continuam escanteadas.

Para debatermos e nos prepararmos para essas e muitas outras questões, o DCE e dezenas de centros acadêmicos do interior e da capital estão construindo o EnCA – Encontro de Centros Acadêmicos. Queremos que este seja um espaço de acúmulo do movimento estudantil para nos prepararmos para os desafios que estão por vir no ano que vem! Alguns dos convidados serão Vladmir Safatle (Filosofia USP e colunista da Folha), Ruy Braga (Sociólogo e professor da FFLCH/USP), Guilherme Boulos (Coordenação do MTST), Laerte (Cartunista e ativista LGBT), Silvio de Almeida (Frente Pró-Cotas de SP), entre outros.

 
Em breve as inscrições e programação completas estarão no site do DCE. Não deixe de conferir e  participe!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *