Reunião do Conselho de Graduação (CoG), do dia 03/07

15 de julho de 2014, 15:16

Compartilhe:

Na última reunião do Conselho de Graduação (CoG), do dia 03/07, um dos professores destacou a necessidade de se rediscutir na próxima reunião (no início de agosto) o Regime Especial de Recuperação (RER), aprovado no ano passado mas temporariamente suspenso, com a justificativa de que houvessem mais discussões e esclarecimento sobre nas unidades. Sua resolução encontra-se para consulta: www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-cog-6646-de-03-de-dezembro-de-2013

Em resumo, o que é o RER? O RER prevê que todas as disciplinas que atualmente oferecem prova de recuperação deixem de oferecer estas avaliações tal como são hoje, durante as férias, e passem a reavaliar o estudante ao longo do semestre seguinte. Esse método dispensa a obrigatoriedade de aulas presenciais e só permite cursar um máximo de duas disciplinas em RER no mesmo semestre. Por exemplo, em algumas unidades, ao reprovar uma disciplina que é pré-requisito de outra você irá estudar para a recuperação desse pré-requisito enquanto cursa a disciplina seguinte. E os estudantes que estão para se formar? Como funcionaria pra eles?

É importante destacar, portanto, que o estudante que concluir o semestre com nota entre 3,0 e 5,0 em três disciplinas (o que é realidade em alguns cursos), por exemplo, só poderia obter aprovação em duas delas no fim do semestre seguinte e na terceira somente em um semestre posterior. Sabemos que são frequentes aulas dadas sem nenhuma didática de ensino, avaliações que não contribuem em nada com o aprendizado do estudante ou não refletem esse aprendizado, por isso não é fora do normal em muitos cursos um estudante ter uma nota entre 3 e 5. Acreditamos que a resolução, da forma como está posta, aplicada a todos os cursos indistintamente, no mínimo não se ajusta às particularidades de cada curso e precisa ser questionada. Também acreditamos que os estudantes são os mais afetados por isso e que portanto é necessário e justo discutir o sistema e período de recuperação e avaliar o que é mais adequado, mas nós enquanto os mais afetados precisamos que nossas considerações não sejam colocadas em segundo plano e que a proposta seja discutida nas unidades, afinal as formas de avaliação têm diversas especificidades em cada unidade que devem ser consideradas.

A ata da reunião do dia 03/07 está no site do DCE em anexo, elaborada pelo conjunto dos RDs no CoG, na qual as deliberações foram basicamente a aprovação de alterações curriculares, revalidações de diplomas e de uma descentralização no processo de aprovação de alterações curriculares.

Link para a ata elaborada pelos RDs do DCE: Ata CoG 03/07

Link para a minuta da Pró-Reitura de Graduação: Minuta da pró-reitoria

Nota escrita pelos RDs do DCE no Conselho de Graduação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *