A REPRESSÃO NÃO CALARÁ OS ESTUDANTES DA EACH! FORA LEITE! DEMOCRACIA JÁ!

21 de outubro de 2013, 09:05

Compartilhe:

Na manhã de sábado, 19 de outubro, por volta das 05h30, a policia de Geraldo Alckimim invadiu pela primeira vez o campus Leste da Universidade de São Paulo e reprimiu a ocupação pacifica dos estudantes que durava 17 dias.

A USP Leste vive um greve das 3 categorias que já dura 39 dias e exige a resolução dos problemas ambientais (a extração do metano e, especialmente, da terra com entulhos e contaminantes depositada no terreno ilegalmente em 2011) e o afastamento da direção.

A mobilização conjunta de professores, funcionários e estudantes mostrou sua força e já derrubou Jorge Boueri, o então diretor, porém, seu vice, Edson Leite, se recusa a deixar o cargo e sequer negociava com os grevistas. Por isso, em 2 de outubro os estudantes ocuparam o edifício da direção na perspectiva de arrancar algum diálogo. Graças a ocupação eles aconteceram, mas, Edson Leite não garantiu sequer a não punição aos ocupantes, pelo contrário, garantiu que abriria sindicância. Pra piorar, na manhã de sábado (19 de outubro) os ocupantes foram surpreendidos com a entrada da Tropa de Choque!
É deplorável o papel que cumpre a reitoria da universidade que, na pessoa de João Grandino Rodas, quando não se cala frente a greve da EACH, diz não ter poder para afastar o diretor, mas, recorre a força policial ao invés de buscar dialogar com os estudantes.

Ao contrário do que pretendia Alckimim e Rodasreintegração each, a reintegração do prédio da Administração, não calará as vozes estudantis que desde o inicio do semestre se mobilizam em toda a Universidade e hoje tem sua expressão máxima em um greve das 3 categorias na EACH, uma greve estudantil em mais 35 cursos da USP e uma reitoria que segue ocupada!

Os estudantes da EACH e de toda a USP seguirão firmes na luta para se livrar de todos os ditadores que hoje ocupam a direção da universidade. Os alunos da EACH mostram o caminho e continuarão na luta para derrubar Edson Leite!

O DCE da USP convoca todos os eachianos para a Assembleia dos Estudantes da EACH que acontecerá na 2 ª feira, 21 de outubro, às 18h no auditório azul!

– Fora Leite! Democracia na EACH (e em toda a USP) já!
– Diretas pra diretor e reitor já! – Não à criminalização do movimento estudantil! Nem a PM de Alckimim, nem as sindicâncias de Leite e Rodas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *