Greve Geral na EACH Depõe a Direção e Conquista Diretas!

12 de setembro de 2013, 01:38

Compartilhe:

Cerca de 500 pessoas, entre estudantes, funcionários e professores estiveram presentes na Congregação Aberta e arrancaram uma conquista histórica: o afastamento do diretor Prof. Dr. José Jorge Boueri Filho e do Vice-diretor Prof. Dr. Edson Leite e eleições diretas, paritárias com o fim da lista tríplice a serem realizadas em outubro.

Há muito tempo Boueri vem sendo questionado na EACH por uma série de problemas que afetam cotidianamente não só os estudantes, mas também professores e funcionários. Não são poucos os casos de assédio moral e sindicância aberta para perseguição a membros da comunidade acadêmica. Além disso, por vezes esta direção tentou cortar vagas, fechar o espaço dos estudantes e proibir festas. Entre todas estas questões que tivemos que enfrentar ao longo dos últimos anos apenas algumas características se mantiveram: a truculência, a falta de transparência e de qualquer diálogo.

Hoje demos uma basta a isso! A denúncia da deposição de terra contaminada no campus foi o estopim que fez o rechaço de anos a atual direção se transformar em ação. Desta forma conquistamos uma gigantesca vitória que aprofunda o questionamento da falta de democracia em nossa universidade, mas que vai além e questiona diretamente o governo do Alckmin e do PSDB e seu projeto para educação, expresso na falta de professores para optativas, materiais de laboratório ou para aula de campo entre outros, e aplicado a risca por Rodas em toda a USP e por Boueri na EACH.

Em junho fomos às ruas e aprendemos que as conquistas se forjam no calor da mobilização. Foi assim nas ruas, na Faculdade de Direito, na Faculdade de Saúde Pública, tem sido assim em vários campus da USP em mobilização, e foi assim hoje na EACH. A mobilização conjunta de estudantes, funcionários e professores depôs a direção e conquistou diretas!

Foi só o começo, temos que garantir estas conquistas e avançar para conquistar mais. É hora de colocar o governador Alckmin e o reitor Rodas contra a parede e desenvolver a lutar por diretas em toda a universidade para que toda a comunidade acadêmica participe da condução e dos rumos da universidade!

Fora Rodas! Diretas na USP, Já!

Diretor da EACH leva as mãos ao rosto enquano congregação aberta vota sua renuncia!

Diretor da EACH leva as mãos ao rosto enquano congregação aberta vota sua renuncia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *