Contra a proposta de redução do prazo máximo para conclusão de curso

15 de julho de 2013, 22:12

Compartilhe:

Nesse domingo, 14/07, a comunidade universitária foi surpreendida com a notícia de que a Pró-Reitoria de Graduação aprovou uma resolução que diminuirá o tempo máximo para o cumprimento integral dos créditos para os alunos que ingressarem na universidade a partir de 2014. Isso significa que os estudantes dessa geração terão mais chance de ser jubilados do que os das gerações anteriores.  De acordo com a nova regra, os estudantes terão, em média, dois semestres a menos para a conclusão de seus cursos.

O DCE Livre da USP se posiciona contrário a essa medida por compreender que é uma afronta à permanência estudantil, bandeira central do movimento estudantil. Quem mais sofrerá com tal mudança serão os estudantes que também precisam trabalhar para manter seus estudos, bem como aquelas e aqueles que têm filhos e serão submetidos a um ritmo mais acelerado de estudo, o que de forma alguma contribui para uma boa formação acadêmica.

A USP e as demais universidades do país carecem de programas sérios de acesso e permanência como cotas raciais e sociais, bolsas e moradia. Mas ao invés de suprir essas importantes demandas em conjunto com os estudantes, professores e funcionários, a reitoria da USP tem preferido a opção de tomar decisões antidemocráticas contrárias aos interesses dessas categorias. Nossa administração tem se recusado a adotar um programa real de cotas raciais e dado sucessivos golpes nas reivindicações da comunidade universitária.

No entanto, a resolução da Pró-Reitoria de Graduação ainda precisa ser aprovada nos cursos. Se cada centro acadêmico promover debates em seus cursos e se posicionar, podemos derrubar esse projeto. Queremos uma universidade inclusiva, que não exclua aqueles e aquelas que mais precisam dela. Queremos uma universidade mais democrática, com mais acesso e mais permanência!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *