Carta aberta ao Reitor João Grandino Rodas

31 de julho de 2013, 00:17

Compartilhe:

carta06

João Grandino Rodas,

Somos estudantes da Universidade de São Paulo. Recebemos, no último dia 09 de julho, suas declarações propondo “ampliar a democracia na Universidade”.

Ficamos surpresos. A USP é a universidade mais antidemocrática do País e a sua gestão de reitoria a mais autoritária dos últimos anos. Não nos esquecemos que o senhor já convocou 400 policiais da Tropa de Choque para reprimir manifestações na USP, da mesma forma que seu amigo Geraldo Alkmin fez nos atos contra o aumento das passagens. A maior expressão da falta de democracia na Universidade é a própria Reitoria e o senhor, que parece se considerar o “dono” da USP.

De nossa parte deixamos claro há muitos anos que é urgente democratizar a USP. Afinal, em que século estamos para que a USP ainda não tenha eleições diretas e que 5% decida em nome de todos?

O senhor disse que quer saber nossa opinião sobre as “mudanças”. Por isso, de maneira simples e direta, reafirmamos o que defendemos:

– Eleições diretas JÁ, para Chefes de Departamentos, Diretores e Reitor.
– Proporção paritária, ou seja, participação igual entre docentes, funcionários e estudantes.
– Fim da lista tríplice, pois o governador não pode mandar na universidade!

Defendemos uma Universidade democrática em todos os aspectos. Uma USP com acesso para todos, com políticas de verdade de permanência estudantil, com transporte decente no campus, com liberdade de opinião e organização.

Está claro que suas declarações são resultado de uma longa luta por democracia na universidade e do momento em que vive o País. Fazemos parte da juventude que recentemente tomou as ruas, barrou o aumento das tarifas e colocou contra a parede todos poderosos, o que deve causar receio ao senhor e aos seus aliados. Vivemos novos tempos, tempos de mobilização, de luta social. O senhor sabe disso e nós também.

Daqui alguns dias, começa nosso semestre. Com ele, nossa mobilização. A mesma força que derrubou as tarifas vai conquistar democracia na USP – pode esperar!

DCE-Livre da USP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *