Vídeos do Debate sobre o PIMESP

09 de maio de 2013, 11:42

Compartilhe:

No dia 09 de abril de 2013, o DCE-Livre da USP realizou em conjunto com a Associação de Docentes da USP (Adusp) e Sindicato de trabalhadores da USP (SINTUSP) um debate sobre o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Paulista (PIMESP), o qual é um programa de metas para estudantes de escolas públicas e negr@s formulado e apresentado pelo CRUESP (Conselho de Reitores das Estaduais Paulistas) e por Carlos Vogt, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Tal programa é extremamente discriminatório, pois coloca tais estudantes num estágio anterior à universidade, numa espécie de reforço escolar à distância (através da UNIVESP) e só os que após dois anos de ensino à distância conseguem ingressar na universidade se tiverem aproveitamento superior à 70%. As entidades representativas da USP, entre elas o DCE-Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme” e mesmo várias congregações de unidades de ensino se colocaram contra este programa. Confira aqui o Popicionamento dos Representantes Discentes da USP a respeito do PIMESP, o qual deliberado nos fóruns do ME.

Para facilitar o debate, convidados o prof. Silvio Luiz Gama, presidente do Instituto Luiz Gama e militante do movimento negro e da Frente Estadual Pró-Cotas Raciais de São Paulo. Abaixo disponibilizamos, graças aos esforços da Adusp, em quatro partes a exposição do professor:

Introdução

Parte 2 – Dimensão Econômica

Parte 3 – Dimensão Política

Parte 4 – Dimensão Jurídica

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *