DCE organiza um dia de luta por cotas na USP em 18/06

22 de maio de 2013, 01:15

Compartilhe:

Desde o fim de 2012, o governo do estado de São Paulo tenta implementar nas universidade públicas de SP o PIMESP – Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista. As universidades vêm enfrentando dificuldades para tornar o programa uma realidade dado à resistência dos movimentos sociais da Universidade que enxergam na proposta um programa racista e excludente (saiba mais sobre o PIMESP aqui).

Com o PIMESP sendo derrotado em diversas congregações da USP, como a do Direito, Medicina, IME, faz-se necessário que a comunidade universitária discuta uma política democrática de inclusão de negr@s e estudantes de escola pública na universidade.

Por esta razão, a última reunião do Conselho de Centros Acadêmicos da USP (confira a ata) deliberou pela construção de duas importantes iniciativas. Em primeiro lugar, acontecerá um seminário com o tema “Racismo na USP, PIMESP e Cotas” para expandirmos o debate sobre o tema na nossa universidade. Outra importante decisão foi a construção do dia de luta pelas cotas na USP! Queremos que no dia 18 de junho o conjunto da universidade se mobilize em torno de uma política real de acesso à universidade. Para isso, faremos um chamado aberto a todos os movimentos, cursinhos populares e entidades que debatam a necessidade da implementação de cotas raciais e sociais na USP que se juntem a nós nesse dia para mostrar à reitoria que tod@s queremos que a universidade se pinte de povo!

Na parte da manhã, acontecerão atividades em cada um dos cursos para debater o tema. No período da tarde, realizaremos em frente à reitoria uma aula pública e, posteriormente, um passeata até o P1, onde fica o prédio da FUVEST.
Para que consigamos uma USP democrática também em seu acesso, é essencial a participação da maioria dos cursos e entidade da USP. Por isso, se você quer ajudar a construir esse dia de luta pelas cotas na USP no seu curso junto ao seu CA existem várias maneiras de participar. Você pode:

1) realizar discussões a cerca do tema no seu curso;
2) ver a possibilidade de seu CA ser um dos convocantes do dia de luta pelas cotas na USP;
3) realizar atividades preparatórias durante as próximas semanas;
4)convidar @s estudantes do curso a se engajarem na construção do dia 18;
5) organizar uma intervenção visual de seu curso para o passeata por cotas na USP!

Procure o DCE e se some a essa luta por uma USP mais democrática!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *