Eleições de delegados da USP para o 53º CONUNE: participe!

14 de abril de 2013, 21:47

Compartilhe:

Nos últimos anos, os estudantes da USP têm acumulado um importante debate sobre a luta pela educação em todo Brasil e a participação no movimento estudantil nacional. Em 2012, no XI congresso de estudantes, centenas de delegados decidiram pela construção e participação do DCE-Livre da USP e de todo movimento estudantil da universidade no 53º Congresso Nacional da UNE (CONUNE) em 2013.
Desde então, o DCE tem construído esse debate em dezenas de cursos da USP e junto ao conjunto dos estudantes. Como parte dessa mobilização, o movimento estudantil da USP, democraticamente organizado, definiu o calendário eleitoral para tiragem de delegados da USP ao 53º CONUNE. No Conselho de Centros Acadêmicos (CCA) de 16/03, um mês atrás, mais de 35 Centros Acadêmicos, de 5 campi da USP, representativos de diversas tendências do movimento estudantil, decidiram pelo calendário eleitoral atualmente agendado, que compreendia a inscrição de chapas em 10/04, a abertura de urnas de 15 a 19 de abril e, portanto, o período de campanha de 11 a 19 de abril. Tal calendário, além de amplamente legitimado pelo movimento estudantil da USP, respeita todos os padrões regimentais estipulados para o 53º CONUNE, tendo sido divulgado com a devida antecedência, possibilitando a ampla participação na inscrição de chapas e reservando 7 dias úteis para o período de campanha.
Como resultado dessa construção, no dia 10/04, 7 chapas diferentes inscreveram-se para o processo eleitoral na USP. Prova da enorme diversidade, democracia e lisura no funcionamento de nosso movimento estudantil. Sem dúvida, um exemplo para o movimento estudantil de todo país e, principalmente, para a própria UNE.

 

Direção majoritária da UNE busca sabotar eleições na USP

Entretanto, nos últimos dias, fomos surpreendidos com uma notícia lamentável. Às vésperas do início do processo, numa ameaça burocrática à garantia das eleições na USP, a atual direção majoritária da UNE apresentou recurso ao processo eleitoral da USP na Comissão Nacional de Credenciamento e Organização (CNECO) do 53º CONUNE. Baseados no artigo 10 do Regimento do CONUNE, a direção majoritária afirma que o calendário da USP não respeita o patamar de 3 dias úteis para a realização de campanha na universidade.
Um completo absurdo! Além de o calendário atual reservar 7 dias úteis de campanha (e não 2, como afirma a direção majoritária da UNE) sua elaboração foi feita por dezenas de Centros Acadêmicos, a partir do debate na base do movimento estudantil com milhares de estudantes. O processo da USP é um exemplo para todo país e é absurdo que o setor que hoje controla a União Nacional dos Estudantes, por não ser respaldado dentro da USP, busque burocraticamente colocá-lo em questão.
Diante dessa situação, o DCE da USP rechaça veementemente esse método utilizado pela direção majoritária. Ao mesmo tempo, reafirmamos o compromisso com a representação dos estudantes da USP no 53º CONUNE, como resultado do debate político, da mobilização e da construção democrática que vem sendo feita na universidade desde 2012. Por conta disso, para que não haja riscos de que as eleições da USP venham a ser impugnadas, a abertura das urnas na universidade será postergada em 1 dia, tendo início no dia 16/04.
As chapas inscritas no processo já foram consultadas e têm acordo com a decisão. E o DCE-Livre da USP faz um amplo chamado a todos os estudantes: não vamos permitir que o método da burocracia se imponha sobre a política! A partir de amanhã, a campanha para as eleições de delegados na USP terá continuidade com força, debate e pluralidade em toda universidade, como já tem acontecido até aqui. A partir de 3ªf, a participação de cada um será a garantia de um processo vitorioso e com o predomínio da política. Estamos convictos de que as eleições da USP poderão atingir o quórum, em torno de 4000 estudantes, para que nossa universidade esteja plenamente representada no 53º CONUNE. E para que, no congresso, com o exemplo de nosso movimento estudantil, levemos o recado e o convite da mudança!
Fique de olho no calendário eleitoral:
15/04 – Campanha
16 a 19 de abril – Urnas abertas em toda USP
29 de maio a 02 de junho – 53º CONUNE – Goiânia-GO

Conheça as chapas inscritas no processo da USP:
Fora Rodas! Fora PM! Fim dos Processos! Abaixo a Ditadura nas Universidades!
Poder Estudantil
Nóis não semo tatu
Tô vendo uma esperança
Viramundo
Conquistando um novo tempo
De que lado você samba? – Oposição de Esquerda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *