Rodas não pode marcar o 1º Conselho Universitário do ano de maneira golpista!

20 de março de 2013, 23:41

Compartilhe:

Estado de alerta: o DCE-Livre da USP acaba de receber a preocupante informação de que o 1º Conselho Universitário (Co) de 2013, que possivelmente irá discutir o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Paulista (PIMESP), pode acontecer já na próxima terça-feira, 26/03, em plena semana de feriado na USP.

Esse absurdo seria o cúmulo da falta de democracia por parte da reitoria de Rodas na USP! Desde o início, o projeto do PIMESP passou ao largo da discussão com estudantes, professores e funcionários. Mais do que isso, ignora de maneira clara as reivindicações de movimentos sociais e do movimento negro em relação ao acesso às universidades. Agora, Rodas pretende, a toque de caixa, aprovar esse projeto absurdo, por meio de um Conselho Universitário que pode ser convocado do dia para noite numa semana que a USP estará praticamente vazia!

Não podemos admitir que isso aconteça! Na última Assembleia Geral e Conselho de Centros Acadêmicos (CCA), os estudantes deliberaram pela reivindicação de “COTAS sim! PIMESP não!”. Exigimos que as Congregações, o Conselho de Graduação e o Conselho Universitário que venham a tratar do tema, sejam convocados com a devida antecedência e, mais do que isso, sejam abertos à participação de todos os interessados – estudantes e movimentos sociais. Como consequência, qualquer processo deliberativo sobre o PIMESP deve ser imediatamente suspenso até que se abra uma ampla discussão na universidade e na sociedade sobre o tema – o que, em absoluto, não aconteceu até agora.

Não vamos admitir que as Congregações aprovem o PIMESP sem nenhuma ou pouca discussão! Não vamos admitir que Rodas agende um Co da noite para o dia e passe por cima do descontentamento de todos em relação ao PIMESP! Se isso vier a acontecer, certamente os estudantes vão lutar ainda mais. Já não é mais possível aguentar tamanha truculência e falta de democracia por parte das reitorias e do governo estadual!

Democracia na USP já! Cotas sim, PIMESP não!

Veja aqui o posicionamento oficial do movimento estudantil sobre o tema

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *