Convocatória do Conselho de Centros Acadêmicos

12 de março de 2013, 21:53

Compartilhe:

A gestão Não vou me adaptar!, do Diretório Central dos Estudantes Livre Alexandre Vannucchi Leme da Universidade de São Paulo (DCE-Livre da USP), está desde a semana passada num esforço muito grande de convocar dois fóruns muito importantes para o movimento estudantil (ME) da USP.

Em primeiro lugar, nesta quinta-feira, teremos a Assembleia Geral de estudantes da USP, às 18h no vão do prédio da História/Geografia (FFLCH-USP) com a seguinte pauta: denúncia do Ministério Público de São Paulo, PIMESP e eleições para reitor. Mais informações no facebook.

Na sexta-feira passada, o DCE-Livre da USP também convocou os Centros Acadêmicos para o 1º Conselho de Centros Acadêmicos de 2013. O CCA é um espaço aberto a voz de qualquer estudante e cada CA tem direito a um voto. O CCA foi convocado para este sábado, dia 16 de março de 2013, a partir das 14h na Faculdade de Saúde Pública (Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo/SP, ao lado do metrô Clínicas)

Pauta:
Denúncia do Ministério Público de São Paulo

No dia 05/02, foi noticiada a denúncia do Ministério Público de São Paulo contra dezenas de estudantes da USP acusando-os, entre outras coisas, por formação de quadrilha. Essa acusação absurda e inconstitucional não pode ser aceita pela justiça e os estudantes devem se organizar para pressionar nesse sentido. Confira a nota do DCE sobre o caso (http://tinyurl.com/a2htrsa) e também o abaixo-assinado (http://tinyurl.com/a6sr8xc).

PIMESP (Programa de Inclusão com Mérito no ensino Superior Público Paulista)

No fim de 2012, o governo do estado de São Paulo e as reitorias das Universidades Estaduais Paulistas anunciaram um programa de “cotas” para USP, UNESP e UNICAM. Entretanto, por trás de uma suposta “inclusão com mérito”, o PIMESP discrimina os estudantes de escola pública e as/os negras/os, afastando-os ainda mais da universidade. O movimento estudantil deve se organizar diante desse fato, dado que o programa do governo deve ir à votação no Conselho Universitário (CO) ainda no primeiro semestre de 2013. Confira um texto sobre o assunto: http://tinyurl.com/bcewwk2

Eleições para reitor

Em outubro de 2013, acontecem novas eleições para reitor na USP, uma das mais restritas e antidemocráticas do país. Menos de 2% da comunidade universitária tem direito a voto. Por isso, desde a realização do XI congresso de estudantes da USP, no ano passado, os estudantes decidiram por uma campanha por “diretas já” na USP que deverá ser feita com toda força em 2013.

Eleição dos membros discentes da Comissão da Verdade da USP

Em reunião com a reitoria, DCE-Livre da USP, Adusp (Associação de Docentes da USP), Sintusp (Sindicato de Trabalhadores da USP) e APG Helenira “Preta” Rezende (Associação de Pós-Graduandos da USP) conseguiram iniciar a discussão da formação de uma Comissão da Verdade da USP. Neste sentido, cada entidade poderá eleger três membros e três suplentes para a CV da USP.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *