Carta à comunidade universitária sobre eleições do diretor da FMRP

17 de março de 2013, 11:26

Compartilhe:

Os estudantes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) estão indignados com mais uma atitude autoritária e antidemocrática por parte do Reitor Rodas. Em fevereiro, ocorreu a eleição para a Diretoria da Unidade, da qual o Prof. Troncon saiu como primeiro colocado, enquanto o Prof. Carlotti, segundo colocado.

O Prof. Carlotti é conhecidamente parte do grupo de docentes ligados ao PSDB e próximo ao Rodas na faculdade, mesmo grupo do atual ex-diretor, Prof. Maciel. Suas sugestivas declarações antes da indicação, bem como sua proximidade política com a Reitoria, suscitou na comunidade da FMRP a forte suspeita de que Rodas indicaria o segundo colocado, desrespeitando a votação na Unidade.

E foi exatamente isso que ocorreu nesta quinta-feira 14/3. Rodas, que era o segundo colocado na autoritária troca de reitores de 2009 e foi indicado pelo governador, não teve o menor constrangimento em passar por cima das decisões da Faculdade e indicar o candidato que mais lhe agradava politicamente. Essa é mais de umas medidas autoritárias da Reitoria, que desde a posse de Rodas vem atacando incessantemente as categorias da Universidade, desrespeitando até os já excludentes e autoritários fóruns colegiados.

Entendendo que toda a estrutura de poder da USP precisa ser modificada, partindo do acúmulo do nosso XI Congresso de Estudantes, os estudantes da USP se opõem radicalmente a que o Reitor passe por cima da decisão do Colégio Eleitoral que elegeu o Prof. Troncon. Apoiamos qualquer mobilização que os estudantes da FMRP decidam levar adiante a partir de agora.

DCE-Livre da USP Alexandre Vannucchi Leme
Centro Acadêmico Rocha Lima (FMRP)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *