Restrição de linhas de ônibus chega também ao campus Ribeirão Preto

13 de fevereiro de 2013, 17:27

Compartilhe:

A Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou no início de fevereiro último a retirada de linhas de ônibus na cidade, especificamente ônibus que transitam pelo campus da USP Ribeirão (Linhas: Santa Cruz/HC, Castelo Branco/HC, Sumaré/HC e Jd. Independência/HC). Em folder da Prefeitura e da TRANSERP, através dos termos “mobilização” e “acessibilidade”, a Prefeitura tenta justificar o injustificável: diminuir o acesso dos estudantes e da população ribeirão-pretana ao campus. Nesse folder, a Prefeitura divulga a criação de duas novas linhas, tentando justificar a retirada das anteriores. No entanto, as novas linhas não substituem as antigas, principalmente o trajeto USP – Centro.

É importante lembrar que isso não é algo que se limita ao campus Ribeirão Preto. Em São Paulo, no campus Butantã, acontece a mesma coisa desde novembro do ano passado. O DCE-Livre da USP promoveu um abaixo-assinado que colheu mais de 5 mil assinaturas de estudantes e da população indignada com o fato. Poucos meses depois, esse absurdo chega ao interior!

Com a retirada das linhas de ônibus, não só os estudantes que vão diariamente ao campus, mas a população que tem o direito de utilizar os serviços de uma universidade pública e principalmente do HC, serão prejudicados. A nossa universidade vive já um processo contínuo de elitização e distanciamento da população pobre, que aumenta significativamente com a retirada de linhas de ônibus do seu segundo maior campus.

O DCE-Livre da USP exige um posicionamento da Reitoria, da Prefeitura do Campus e esclarecimentos da TRANSERP e da Prefeitura de Ribeirão Preto, além da volta imediata das linhas retiradas. Queremos explicações: como ficará o trajeto USP – Centro e trajetos específicos de cada linha retirada se as duas novas linhas, que pretendem substituir quase todas as anteriores, não o cobrem? Através de ofício, o DCE requisitará à TRANSERP e à Administração da Universidade reuniões para que essa situação se reverta o quanto antes.

Link para o abaixo-assinado: http://www.avaaz.org/po/petition/Retorno_das_linhas_Santa_CruzHC_Castelo_BrancoHC_SumareHC_e_Jd_IndependenciaHC/?pv=17
Folder da prefeitura: http://www.ritmoribeirao.com.br/images/folders/199.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *