Calourada Unificada reúne milhares de estudantes por democracia na USP!

28 de fevereiro de 2013, 22:41

Compartilhe:

No dia 27 de fevereiro foi realizada a Calourada Unificada, atividade de recepção dos calouros de toda USP, organizada pelo DCE em conjunto com centros acadêmicos. Mais de mil estudantes, ao longo de todo dia, participaram dos debates sobre a democratização da nossa universidade. O recado dos estudantes já foi dado: “Quem é estudante também vai cantar democracia na USP já!”

A mesa de abertura deu o início das atividades a tarde e contou com a participação do Prof. João Zanetic, que lembrou a morte de Alexandre Vannucchi Leme, covardemente assassinado pela ditadura militar, e falou sobre a atualidade da luta pela democracia na USP. Logo depois, quatro mesas de debates ocorreram paralelamente e discutiram temas de dentro e fora da universidade, contando com a presença de figuras importantes, como a da atual reitora da UNIFESP, Soraya Smaili, e do cartunista Carlos Latuff. Em seguida, aconteceram oficinas realizadas autonomamente por coletivos e organizações independentes.

Ato-publico reúne 1000 estudantes contra a criminalizao do movimento estudantil e por democracia na USP

O ponto alto da calourada foi o ato-debate pelo direito de organização e luta política, contra a denúncia apresentada pelo Ministério Público que acusa 72 estudantes da USP de danos ao patrimônio público, desobediência judicial, pichação e formação de quadrilha. Os intelectuais Vladimir Safatle, Souto Maior, João Zanetic, Américo Kehr, Adrian Fanjul e Plínio de Arruda Sampaio, além dos parlamentares Carlos Giannazi, Adriano Diogo, mandato da deputada estadual Leci Brandão, vereador Toninho Vespoli e a ex-deputada federal Luciana Genro se pronunciaram em rechaço a essa acusação absurda que criminaliza a atuação política.  Diversas entidades e movimentos sociais também manifestaram o seu apoio a essa luta dos estudantes: DCE, ADUSP, SINTUSP, ANDES-SN, Fórum dos processados da USP, UNE, Oposição de esquerda da UNE, ANEL, CSP-CONLUTAS, Sindicato dos Metroviários e Assentamento Milton Santos. Cerca de mil estudantes participaram do ato e deixaram seu recado: estudante não é bandido e movimento estudantil não é quadrilha!

Para o DCE, este ato marca o início de um ano que deve ser de muita mobilização. No dia 14/03 faremos a primeira Assembleia Geral dos Estudantes da USP, às 18h, no vão da História e Geografia. Esperamos que aqueles que participaram do ato ajudem também a construir também a assembleia. Participe!

5000 pessoas no Show com Tulipa Ruiz!

Para finalizar, muita diversão e cultura no show realizado no velódromo com Bubalina, Filarmônica de Passárgada, Voodoohop, Rafael Castro, Pélico, Tatá Aeroplano e Tulipa Ruiz! No início do show, foi feita uma saudação aos debates e à bela luta construída ao longo do dia, além de uma prestação de solidariedade ao um mês da tragédia ocorrida em Santa Maria – RS. Diante disso, o DCE garantiu a realização do evento de acordo com todas as condições de segurança necessárias. Com isso, o show ocorreu tranquilamente e cerca de 5000 pessoas se divertiram na festa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *