Após pressão dos estudantes, reitoria autoriza show da calourada 2013!

05 de fevereiro de 2013, 14:14

Compartilhe:

Após pressão do DCE, reitoria autoriza realização do show da calourada 2013 no velódromo do CEPEUSP. Entretanto, agora é preciso garantir a devida segurança para a realização do evento, assegurando proteção e conforto para todos os que estiverem presentes no show de 2013.

Há 3 semanas, o DCE tem apresentado projeto para a realização do show da calourada unificada 2013. No projeto, ressaltamos duas preocupações centrais: primeiramente, a realização de um evento que receba bem os calouros, com a devida infraestrutura e boas atrações musicais; e, ao mesmo tempo, a garantia da segurança de todos e o respeito às normas para a realização de um evento desse porte.

Esse ano o show terá uma importância ainda maior: em 2013, são completos 40 anos da morte de Alexandre Vannucchi Leme, estudante morto pela ditadura militar, que dá nome ao DCE-Livre e que necessita ter sempre a memória viva entre nós. Ao mesmo tempo, no dia 27/02 (o dia da calourada), será completo 1 mês da tragédia de Santa Maria, que tirou a vida de centenas de estudantes e que sensibilizou todo o país. Queremos que a calourada unificada deste ano, com seus debates, seu show, sua política e confraternização, seja também uma profunda manifestação de homenagem a todos os estudantes, tanto a Vannucchi Leme, que perdeu sua vida há tantos anos, quanto às vítimas da catástrofe acontecida no Rio Grande do Sul e a seus familiares.

Até a tarde dessa segunda-feira (4/2), a reitoria não havia dado retorno a respeito da realização do show, demonstrando a intenção de dificultar o evento. Na mesma noite, o DCE expôs o problema, exigindo da reitoria a responsabilidade da realização do evento com segurança (confira o texto: http://www.dceusp.org.br/2013/02/a-reitoria-da-usp-nao-pode-impedir-a-realizacao-do-show-da-calourada-2013). Como resultado dessa pressão, o DCE recebeu um comunicado positivo da reitoria, concedendo autorização para o show da calourada.

Esse é um importante passo. Entretanto, só isso não basta.  A universidade precisa ainda, em conjunto com o DCE, assumir a responsabilidade e dar garantia institucional para que a calourada seja realizada com a devida segurança e conforto para todos os presentes, seguindo todas as recomendações que a universidade utiliza e prevendo, para isso, a contratação de equipes de limpeza, segurança, ambulâncias, assistência técnica etc. O DCE e os centros acadêmicos seguirão pressionando a reitoria nesse sentido.

Participe da Calourada Unificada 2013 e seja mais um estudante a cantar: democracia na USP já!
Confira a programação:
http://www.dceusp.org.br/2013/02/confira-a-programacao-da-calourada-unificada-2013

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *