A reitoria da USP não pode impedir a realização do show da Calourada 2013!

04 de fevereiro de 2013, 22:58

Compartilhe:

Há décadas, o movimento estudantil da USP organiza, de maneira autônoma, a recepção dos calouros à universidade. A chamada Calourada Unificada é construída pelo DCE, em conjunto com os Centros Acadêmicos, e reúne milhares de estudantes de toda a USP para um dia de debates, confraternização e festa.

E assim será também em 2013. Em janeiro, duas reuniões para a organização da calourada foram realizadas, reunindo quase 20 Centros Acadêmicos, de diversas unidades (FFLCH, FEA, Química, FSP, Direito e muitas outras), deliberando por uma programação especial para a recepção dos calouros. Nas várias mesas de debate, já estão confirmados nomes de relevância na comunidade USP — como o jurista Jorge Luiz Souto Maior e os filósofos Vladimir Safatle e Paulo Arantes —, assim como figuras de destaque para fora da universidade, como o Deputado Estadual Carlos Giannazi e o cartunista Carlos Latuff.

A calourada se encerra com a realização de um show, que reúne estudantes de toda USP para confraternizar o ingresso à universidade e terá a presença da artista Tulipa Ruiz. Esse ano o show terá uma importância ainda maior: em 2013, são completos 40 anos da morte de Alexandre Vannucchi Leme, estudante morto pela ditadura militar, que dá nome ao DCE-Livre e que necessita ter sempre a memória viva entre nós. Ao mesmo tempo, no dia 27/02 (o dia da calourada), será completo 1 mês da tragédia de Santa Maria, que tirou a vida de centenas de estudantes e que sensibilizou todo o país. Queremos que a calourada unificada deste ano, com seus debates, seu show, sua política e confraternização, seja também uma profunda manifestação de homenagem a todos os estudantes, tanto a Vannucchi Leme, que perdeu sua vida há tantos anos, quanto às vítimas da catástrofe acontecida no Rio Grande do Sul e a seus familiares.

Há três semanas, o DCE tem apresentado um projeto para a realização do evento e não obtém respostas positivas. No projeto, ressaltamos duas preocupações centrais: primeiramente, a realização de um evento que receba bem os calouros, com a devida infraestrutura e boas atrações musicais; e, ao mesmo tempo, a garantia da segurança de todos e o respeito às normas para a realização de um evento desse porte, seguindo todas as recomendações que a universidade utiliza e prevendo, para isso, o controle do número de pessoas no local do evento, o horário de realização, a contratação de equipes de limpeza, segurança, ambulâncias etc..

Há mais de uma semana, já conseguimos a reserva do local para a realização do show — o Velódromo, no Centro de Práticas Esportivas da USP. Para nossa surpresa, no entanto, mesmo tendo atendido, como dito, todas as normas para a realização desse tipo de evento dentro da universidade, a autorização para sua realização, bem como o auxílio para a contratação dos serviços necessários para garantia de sua segurança, ainda não foram concedidos pela reitoria da universidade.

Tal postura é lamentável ainda mais com a proximidade da tragédia em Santa Maria, em que a festa, que reunia muitos estudantes, ocorreu em um ambiente externo à Universidade Federal, e deixou clara a necessidade de que as universidades do Brasil possam receber, dentro de seus próprios espaços e garantindo a devida segurança, os eventos estudantis. Essa é a disposição do DCE-Livre e dos Centros Acadêmicos da USP que estão construindo a Calourada Unificada 2013, e esperamos que seja a disposição da reitoria da universidade.

O DCE seguirá pressionando a universidade para a realização do show da calourada de 2013. Ao mesmo tempo, deixamos claro: não será o sim ou o não da reitoria o que determinará a realização da calourada. O movimento estudantil da USP está comprometido com a realização deste evento de recepção aos calouros, que acontecerá no dia 27/02, quarta-feira. As mesas de debate e os convidados já estão confirmados. O local do show, no nosso entendimento, também já está definido: o Velódromo do CEPE-USP. Não vamos admitir que a reitoria vete essa iniciativa, em mais uma demonstração da falta de democracia na universidade, deixando os estudantes sem o apoio institucional que se espera da universidade para um evento dessa importância.

Já está no ar a programação da calourada e do show de 2013! Confira aqui: https://www.facebook.com/events/499768330069440/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *