Nota de apoio à greve estudantil e à ocupação da reitoria da PUC-SP

14 de novembro de 2012, 09:25

Compartilhe:

Nós, do DCE-Livre da USP, declaramos nosso total apoio à ocupação da reitoria da PUC-SP e à aprovação de greve estudantil na universidade.

A mobilização dos estudantes se iniciou com a decisão do presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo, órgão ligado à Igreja Católica, de indicar para a sucessão do atual reitor da PUC-SP a candidata Anna Cintra, a terceira colocada nas eleições de que participou a comunidade universitária recentemente. A última fase do processo eleitoral para reitor na PUC-SP é marcada pela formação de uma lista tríplice e pela indicação arbitrária do futuro dirigente da universidade, como ocorre também na USP, em que nosso atual reitor, João Grandino Rodas, segundo colocado em nossas eleições, foi indicado a dedo pelo ex-governador José Serra para o comando da universidade.

A falta de democracia nas universidades brasileiras convive com o descaso com a educação superior em nosso país, em que apenas 15% dos jovens são universitários, a maioria estudante do setor privado. Como se não bastassem as pesadas mensalidades para a obtenção de uma formação educacional que deveria ser direito de todo cidadão, a participação mínima de estudantes, professores e funcionários nos rumos da universidade, na determinação de suas próprias vidas na instituição, é negada. Os interesses de poucos são sobrepostos aos do conjunto da comunidade. Enquanto estudantes de uma universidade profundamente antidemocrática e excludente como a USP, em que também sentimentos a precarização da educação e não podemos pautar as prioridades da universidade, nós devemos nos solidarizar com as lutas por democracia dos estudantes, professores e funcionários da PUC-SP, em defesa de eleições diretas para reitor e pelo fim da lista tríplice.

Por eleições diretas para reitor! Democracia na PUC-SP já!

DCE – Livre da USP “Alexandre Vannuchi Leme”
Gestão “Não vou me adaptar!”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *