Encontro de Centros Acadêmicos fortalece a luta por democracia na USP!

10 de junho de 2012, 19:23

Compartilhe:

Nos dias 02 e 03 de junho, mais de 150 estudantes e 30 Centros Acadêmicos de toda universidade reuniram-se no Encontro de Centros Acadêmicos da USP, realizado no campus de São Carlos. A forte presença dos campi do interior e de unidades da USP com pouca tradição no movimento estudantil, como POLI e IAG, fez do ENCA de 2012 um dos maiores e mais representativos que o movimento estudantil já realizou!

O principal tema em debate no encontro foi a democratização da universidade. Através de mesas de debate e grupos de discussão, os Centros Acadêmicos discutiram entre si o balanço da gestão Rodas e a necessidade de transformar a estrutura de poder da USP para que novos reitores como o atual não se repitam futuramente. A luta por diretas para reitor e por uma estatuinte livre e soberana são centrais nesse sentido.

O principal apontamento do Encontro de Centros Acadêmicos foi a construção do XI Congresso de estudantes: o fórum por democracia na USP! Os vários CAs e estudantes presentes saíram animados para construção do congresso em seus cursos, através de uma ampla mobilização na universidade. Da mesma maneira, outras iniciativas importantes foram apontadas, como a luta por uma Comissão da Verdade da USP e a construção do Tribunal Popular da USP, que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho.

Na próxima quinta-feira, 14 de junho, o DCE-Livre realizará o segundo debate pré-congressual na USP, com o tema de “Estatuinte na USP já!”. A presença do professor Vladimir Safatle está confirmada. Também no dia 11/06, abre-se o período para eleição de delegados para o XI Congresso em toda USP. Não deixe de participar! Rumo ao XI Congresso: o fórum por democracia na USP!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *