Centenas de estudantes participam do ato de lançamento “Por uma Comissão da Verdade da USP”!

12 de junho de 2012, 22:03

Compartilhe:

Aconteceu nesta terça-feira, 12 de junho, o ato de lançamento da campanha “Por uma Comissão da Verdade da USP”. Centenas de estudantes, professores e funcionários lotaram o Auditório 5 da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. A atividade contou com a presença de notáveis intelectuais da universidade, como Marilena Chauí e Paul Singer.

A campanha “Por uma Comissão da Verdade da USP é idealizada pelo Fórum Aberto pela Democratização da USP, espaço construído pelas três entidades da USP – DCE, ADUSP e SINTUSP -, pelos Centros Acadêmicos da universidade e diversos estudantes, de graduação e pós-graduação, além de grupos políticos. O DCE considera fundamental a luta pela memória e pela verdade na USP. Boa parte dos crimes da ditadura civil-militar de 1964-1985 têm relação com a universidade, e daqui saíram dezenas de mortos e desaparecidos políticos — entre eles, Alexandre Vannucchi Leme, que dá nome ao DCE-Livre.

Por conta disso, ainda hoje a USP conserva uma série de “heranças” da ditadura. Sobretudo, uma estrutura de poder anacrônica e antidemocrática, que serve de base para boa parte das atuais medidas truculentas protagonizadas por João Grandino Rodas frente à reitoria. Por isso, o DCE acredita que a luta por uma Comissão da Verdade da USP deve fazer parte da luta pela democratização radical da universidade. Chegou o momento de pensarmos a estrutura de poder da USP, seu estatuto e a maneira como as decisões são tomadas aqui dentro, e exigir a democratização imediata da universidade!

Por isso, está em curso a construção do XI Congresso de estudantes. O DCE considera fundamental que, juntamente a iniciativas de unidade com todos os setores da USP, os estudantes também possam ter seu próprio espaço para formular o tipo de universidade que defendem e planejar sua luta para isso. Por isso, em 2012, o Congresso de Estudantes — que é o maior fórum do movimento estudantil — terá como eixo temático justamente a democratização da universidade.

Nesta quinta-feira, 14/06, será realizado o segundo debate pré-congressual no campus Butantã. O tema será “Por uma estatuinte livre e soberana na USP!”. O debate contará com as presenças confirmadas do profº Vladimir Safatle, da pós-graduanda Maria Carlotto e do Sindicato dos Trabalhadores da USP. Acontecerá às 18h no Auditório da Geografia.

Além disso, a partir desta semana, inicia-se a data para eleições de delegados para o Congresso nos cursos e unidades. Não deixe de participar. Somente através de um movimento estudantil amplo e também democrático, seremos capaz de democratizar a USP! Venha para essa luta!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *