EnCA – Encontro de Centros Acadêmicos da USP

21 de maio de 2012, 11:06

Compartilhe:

São Carlos – 02 e 03 de junho

O ENCA é uma atividade organizada pelo DCE-Livre da USP em conjunto com os CAs. Aberto à participação de tod@s estudantes.

O ENCA este ano vai ocorrer na USP de São Carlos. Será um importante espaço do movimento estudantil onde os Centros Acadêmicos se reunirão por um fim de semana para debater a conjuntura que a universidade vive hoje e para trocar experiências dos diversos campi e unidades.

A inscrição pode ser feita no site www.dceusp.org.br, e custará R$20,00 (incluindo alojamento e alimentação). Para a capital, sairão dois ônibus na sexta à noite da cidade universitária. Se inscreva e garanta seu lugar!

Programação

Chegada: sexta à noite

Sábado (02 de junho)

8h – café

9h – Mesa de abertura: “A gestão Rodas e a luta por democracia na USP”

11h30 – almoço

12h30 – Painel: “A estrutura de poder na universidade e diretas para reitor”

14h às 16h – GDs “Democracia na USP” (Recortes: estrutura de poder, Reformas na graduação e pós e privatização da universidade, Processos e segurança, comissão da verdade)

16h30 – Oficinas

19h – janta

21h – festa.

Domingo (03 de junho)

8h30 – café

9h30 – Mesa de debate: “As lutas da juventude no Brasil e no mundo”

10h30 – GDs “Movimento Estudantil e XI Congresso”

13h30 – almoço

14h30 – Avaliação e encerramento

Inscrições 

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFRQM21ZcWRPNk5lUkhmZVBpaTVhSmc6MQ

Inscrições de oficinas

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHhieGZsWnR3cFFKNW5JUUZTLXNPdHc6MQ

#democracianaUSP!

Há décadas, a USP conserva uma das mais retrógradas estruturas de poder do país. Menos de 5% da comunidade universitária vota para Reitor e o estatuto da universidade permanece inalterado desde os tempos da ditadura. Isso permite a existência de reitores como o atual, João Grandino Rodas, mande e desmande na universidade sem ouvir a comunidade universitária.

Somente com mobilização vamos derrotar a política do Rodas e conquistar democracia. Já demos início à construção do grande fórum por democracia na USP do movimento estudantil em 2012: o XI Congresso. A construção do Congresso é a mobilização dos estudantes da USP! De todos os cursos, dos campi da capital e do interior. O EnCA será um espaço fundamental nesta construção, onde os CAs vão se reunir para aprofundar o debate sobre a forma como o reitor foi escolhido e o balanço de sua gestão. E, além disso, que o movimento discuta propostas e iniciativas para mudar esta realidade, como eleições diretas para reitor e um processo estatuinte.

Por isso, o EnCA é um espaço que privilegia a formação política e a troca de experiências sobre a universidade e o movimento estudantil. Participe!

DCE-Livre da USP “Alexandre Vanucchi Leme”

Gestão “Não Vou Me Adaptar”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *