Chega de democracia like a Rodas! Participe do 1º Debate Pré-Congressual!

17 de maio de 2012, 12:17

Compartilhe:

Há décadas, a USP conserva uma das mais retrógradas estruturas de poder do país. Menos de 5% da comunidade universitária pode votar para Reitor e o estatuto da universidade permanece inalterado desde os tempos da ditadura. Isso permite a existência de reitores como o atual, João Grandino Rodas, que tem processado estudantes, professores e funcionários por conta de suas opiniões políticas. Mas a comunidade universitária não tolera mais a democracia #likearodas!

Somente com mobilização vamos derrotar a política do Rodas e conquistar democracia na USP. Já demos início à construção do grande fórum por democracia na USP do movimento estudantil em 2012: o XI Congresso. A construção do Congresso é a mobilização dos estudantes da USP! De todos os cursos, dos campi da capital e do interior. Fique de olho nos debates pré-congressuais que vão começar semana que vem e vamos gritar bem alto: queremos eleições diretas e uma estatuinte na universidade!

Queremos votar pra reitor!

Em um ano em que vamos votar para prefeitura a pergunta que fica é porque não votamos para reitor? No ano de 2013 haverá uma nova eleição para reitoria. É urgente que os estudantes se organizem para intervir neste processo. As candidaturas para fazer esta disputa já estão sendo articuladas. Enquanto 13 mil estudantes participaram das eleições pro DCE, menos de 2 mil participaram do primeiro turno e menos de 400 no segundo turno da eleição pra REItor, mostrando como o processo é muito antidemocrático. Hoje grande parte das universidades públicas do país votam para reitor. Precisamos mudar essa realidade na USP!

 

1º debate pré-congressual “Eu quero votar para reitor!”

23/05, quarta-feira, às 18h, na sala 101 das Ciências Sociais

Profª. Lisete Arelaro (Diretora da FE-USP). Lisete tornou-se diretora após consulta à comunidade da FE, quando ganhou com mais de metade dos votos. A congregação respeitou a decisão. Hoje, as eleições diretas estão sendo debatidas para serem implementadas na unidade.
Prof. Jorge Luiz Souto Maior. Atualmente está participando de iniciativas em torno da Comissão da Verdade e do Manifesto pela Democratização da USP.
DCE-Livre da USP

 

2º debate pré-congressual “Estatuinte Já!”

14/06, quinta-feira , às 18h, na Hist/Geo

Com Prof. Vladimir Safatle (confirmado), Prof. Chico Miraglia e Leonardo Sakamoto.

 

DCE Livre da USP “Alexandre Vanucchi Leme”

Gestão “Não Vou Me Adaptar”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *