O Diretório Central do Estudantes

07 de março de 2012, 00:40

Compartilhe:

O Diretório Central dos Estudantes Livre “Alexandre Vannucchi Leme” é a entidade representativa de todos os estudantes da USP. Tem como função organizar politicamente os estudantes, expressar sua vontade e promover o debate entre o conjunto da Universidade. Após ter sido desarticulado durante o período da repressão militar, o DCE foi refundado em 1976 e até hoje é reconhecido nacionalmente como uma referência na luta dos estudantes.

O funcionamento dessa entidade se dá através dos fóruns do movimento estudantil e de uma gestão eleita. Cada instância se organiza de uma forma e possui uma finalidade na construção do movimento. Na Assembleia Geral, todos os estudantes tem direito a voz e voto, e definem coletivamente os próximos passos do movimento. Por meio do Conselho de Centros Acadêmicos (CCA), os representantes dos mais diversos cursos da USP formulam politicamente e tomam ações conjuntas sobre acontecimentos da sociedade e da universidade, tendo em conta a representação dos estudantes da base dos cursos.

Todos os anos são realizadas eleições em que os estudantes decidem qual das chapas, com seu respectivo programa, deverá dirigir o DCE. Tradicionalmente essas eleições ocorrem em Novembro. Mas ano passado, exatamente no período eleitoral, o movimento estudantil se encontrava engajado em uma forte luta contra o projeto político da reitoria e a repressão na universidade. Por isso, por decisão de assembleia estudantil e de Conselho de Centros Acadêmicos, as eleições foram adiadas.

Também deliberou-se nas assembleias do ano passado a criação do Comando de Greve, órgão composto por delegados dos cursos e de caráter executivo, cuja finalidade é viabilizar a implementação das ações decididas pelo movimento nos seus fóruns. Por opção do movimento estudantil da USP, a Calourada Unificada de 2012 foi realizada pelo Comando de Greve, e não pelo DCE e Centros Acadêmicos, como de costume.

Em Dezembro do ano passado se encerrou o mandato da última gestão do DCE. Atualmente, a entidade atua através de uma Comissão Gestora, formada por centros acadêmicos e pela antiga gestão. Sua tarefa é organizar os trabalhos da entidade até que se realizem as próximas eleições.

As eleições para o DCE, esse ano, acontecerão dias 27, 28 e 29 de março. Para defender nossa entidade é fundamental a participação de todas e todos. Informe-se quanto aos locais das urnas, conheça as chapas e participe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *