Ata de Assembléia da EACH – 16/11/2011

18 de novembro de 2011, 12:32

Compartilhe:

1. Eixos da mobilização na EACH

  • Retirada de todos os processos movidos contra estudantes por motivos políticos!
  • Liberdade aos estudantes presos e nenhuma punição administrativa ou criminal!
  • Fora Rodas! Fora Boueri! Democracia na EACH e na USP já!
  • Fora PM! Pelo fim do convênio da USP com a Secretaria de Segurança Pública.
  • Por outro projeto de segurança na USP! Que a reitoria se responsabilize por:
    • Plano de iluminação no campus;
    • Política preventiva de segurança;
    • Abertura do campus à população – possibilitando que a Universidade seja um espaço de aprendizado e convivência para a sociedade como um todo além de proporcionar maior circulação de pessoas;
    • Abertura de concurso público para outra guarda universitária, que deve ser controlada pela comunidade Universitária. A nova guarda deve ter treinamento baseado nos direitos humanos, visando a prevenção dos problemas de segurança e efetivo feminino para a segurança da mulher;
    • Mais circulares, com ampliação dos horários de funcionamento a noite e aos fins de semana. Os circulares devem chegar até o Metrô Butantã da linha amarela.

2. Construção nos cursos e na unidade

  • Indicativo de realização de debates e assembléias nos cursos;
  • Indicativo de paralisação na EACH no dia 30 de novembro, dia em que será realizada uma reunião da congregação da EACH, para ser debatida nas assembléias de curso;
  • Próxima assembléia da EACH no dia 23/11, quarta-feira, às 18h, em frente ao CB.

3. Indicativo para assembléia geral da USP: criação de comissão de negociação com a reitoria

4. Indicativo para assembléia geral da USP: adiamento das eleições do DCE-Livre da USP

5. Eleição de delegação para comando de greve

4 titulares: revezamento entre Bianca (LCN), Mayra (GPP), Ivie (GPP), Bruno (GPP) e Ilane (GA)

6. Bandeiras

Diretas para reitor!

Adequação dos Conselhos da USP a, no mínimo, às exigências da LDB;

Estatuinte paritária já!

Dados orçamentários abertos na USP;

Combate à improbidade administrativa na USP;

Contra a repressão da PM dentro e fora da universidade;

10% do PIB para educação já!

7. Moção de repúdio

Os estudantes da EACH declaram MOÇÃO DE REPÚDIO às atitudes do discente RODRIGO SOUZA NEVES, do curso de Gestão de Políticas Públicas; moção aprovada na Assembléia dos Estudantes da EACH, realizada no dia 16/11/2011, após os incidentes abaixo descritos.

Em determinado momento da assembleia, um estudante propôs um encaminhamento para que entrassem em pauta de votação a deliberação sobre a restrição à divulgação de imagens que estavam sendo gravadas por colegas na assembléia. Sob a justificativa de que tais imagens dos estudantes posicionando-se contra ou a favor de determinados pontos, poderiam ser utilizados como instrumento de difamação e/ou perseguição futura, e que os membros do corpo discente deveriam ter autonomia para definir como tais imagens seriam divulgadas.

Um dos estudantes que estava filmando no momento, desligou sua câmera digital e entregou o cartão de memória em que registrava as imagens das votações ao discente RODRIGO SOUZA NEVES, que escondeu o cartão de memória dentro de sua meia, na expectativa de abandonar o local de reunião da assembléia antes que a mesma deliberasse sobre se todos presentes concordariam ou não com a permissão do uso de imagem das gravações. Outro estudante testemunhou e protestou diante da atitude do discente RODRIGO, que tentava o mais rapidamente sair do local da assembléia. Interpelado já fora do local da reunião por alguns estudantes, sobre sua saída desrespeitosa diante dos demais estudantes, o discente RODRIGO declarou estar ARMADO, e exigiu que lhe abrissem o caminho.

A assembleia considera que a saída do discente RODRIGO do local da reunião se concretizou sobre um clima acalorado e generalizado de indignação. A assembléia repudia todo e qualquer tipo de intimidação e coação física contra qualquer dos membros do corpo discente, ou atitudes que possam conduzir a situações intimidatórias, inclusive tentativas de ridicularização ao estudante RODRIGO, que ocorreram em sua saída.

Porém, é de entendimento geral que a atitude desrespeitosa do mesmo RODRIGO diante dos seus colegas, foi o estopim para todas as demais atitudes de repúdio público contra sua pessoa.

Dessa forma, após esses acontecimentos, a assembléia dos estudantes da EACH declara MOÇÃO DE REPÚDIO às atitudes do discente RODRIGO SOUZA NEVES, enquanto responsável único e final pelos eventos supracitados.

Assembléia Geral da EACH

São Paulo, 16 de Novembro de 2011

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *