Tarifa Zero e a mobilidade urbana

21 de setembro de 2011, 11:45

Compartilhe:

Após um início de 2011 com várias mobilizações pela redução da passagem de ônibus em diversas cidades (incluindo São Paulo) e pela defesa de um transporte público de fato, o DCE-Livre da USP junto com o Movimento pelo Passe-Livre (MPL/SP) e outras organizações inicaram a campanha pelo projeto de lei, de iniciativa popular, pelo Tarifa Zero. O Tarifa Zero consiste em um projeto que tornaria o transporte coletivo da cidade de São Paulo totalmente gratuito (como os circulares da USP), ou seja, verdadeiramente público!

Formulado durante a prefeitura da Luiza Erundina, o projeto teve sua implementação de maneira experimental na zona leste da cidade, porém devido ao lobby dos empresários de ônibus, não conseguiu ser e stendido para toda a cidade.

Ainda hoje reconhecemos que a cidade continua sendo priorizada para que empresários, empreite iras e construtoras imobiliárias lucrem, aprofundando ainda mais a segregação sócio-espacial, a especulação urbana e a criminalização dos mais pobres. Situação que será intensificada com as reestruturações das cidades devido aos megaprojetos urbanos para as Olimpíadas e a Copa do Mundo que promoverá remoções, desapropriações, além do aumento dos congestionamentos.

Com o intuito de organizar a campanha pelo Tarifa Zero na universidade,o DCE-Livre da USP realizará debates e coleta de assinaturas, impulsionando a defesa pelo transporte público e defendendo uma outra cidade, sem catracas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *