Seminário Às Portas da Universidade: Alternativas de Acesso ao Ensino Superior

09 de agosto de 2011, 10:42

Compartilhe:

A Rede Emancipa de Cursinhos Populares, movimento social de educação que tem por objetivo democratizar o acesso ao ensino superior, convida a todos/as interessados/as para uma reflexão sobre a universidade brasileira. Como movimento social, acreditamos que é muito importante conhecer a realidade para melhor transformá-la, e a proposta do Seminário “Às Portas da Universidade: Alternativas de Acesso ao Ensino Superior” é proporcionar a discussão coletiva sobre este tema tão caro e ao mesmo tempo tão pouco debatido dentro e fora das portas das universidades.
Nosso objetivo é aprofundar a formulação sobre os pontos nevrálgicos do acesso ao ensino superior hoje, visando a construção de propostas capazes de democratizar substantivamente o direito à educação nesse nível de ensino. Contamos para este fim com professores/as e estudantes dos cursinhos, professores e estudantes universitários, demais lutadores/as  da educação, sindicalistas, secundaristas, enfim, todos/as interessados/as em avançar nessa discussão junto conosco.
As três questões-eixo do encontro procuram não apenas fazer um diagnóstico do estado da arte do ensino superior no Brasil, mas também da segregação antes dos “portões” –  a segregação sócio-espacial e a deterioração do ensino público – bem como socializar a reflexão sobre as formas de ação do movimento de cursinhos populares para fazer frente a essa elitização.
Afinal, como dizem os jovens do maio de 1968, rejuvenescidos pelos espanhóis da Praça Puerto Del Sol, “não sabia que era impossível, fui lá e fiz”.
Data: 23 a 25 de agosto de 2011, nos três turnos
Local: Auditório da Faculdade de Educação da USP, São Paulo-SP

Maiores informações: www.redeemancipa.com.br
A participação no evento é gratuita, e concedemos certificado de participação aos que comparecerem a 2/3 das atividades
Apoio: DCE-Livre da USP e Faculdade de Educação da USP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *