Ato pelos 10% PIB para a Educação Pública – 23 de agosto na PUC

19 de agosto de 2011, 12:54

Compartilhe:

10% do PIB para a educação pública já!
Por um ensino público de qualidade e para tod@s!

O mês de agosto está sendo marcado no mundo todo como um período de fortes mobilizações da juventude na busca de garantir seus direitos fundamentais, como a educação. O maior exemplo disto vem da juventude chilena que está ocupando diariamente as ruas e universidades do seu país na luta por uma educação pública de qualidade.

Aqui no Brasil também estamos passando por um importante momento de disputa do rumo da nossa educação, pois neste ano de 2011 será aprovado o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que define as metas para todos os níveis da educação para os próximos 10 anos.

O ponto mais polêmico deste PNE diz respeito o tamanho do financiamento que o governo deve aplicar neste setor. O ano de 2010 terminou com um balanço alarmante: enquanto o governo gasta 45% do nosso PIB com o pagamento dos juros da nossa dívida pública, ele investe menos de 5% em educação. A proposta atual do governo federal, escrita neste novo PNE, é que ele passe a investir 7% do PIB na educação até 2020, enquanto que os movimentos sociais brigam pela implementação de 10% do PIB na educação pública já!

Segundo dados levantados em 1998, o destinamento de 10% do PIB para a educação pública representa a universalização do ensino fundamental e médio na rede pública e a matricula de 40% dos nossos jovens em universidades federais e estaduais, ou seja, a luta dos 10% do PIB para a educação pública é uma luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e para todas e todos!

Neste 23 de agosto (terça-feira), Michel Temer (atual vice-presidente da República) vem a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) comemorar os 65 anos da instituição. Este é um belo momento para que a energia das/dos estudantes chilenos contagie as/os estudantes brasileiras(os) para realizarmos uma grande manifestação por uma educação pública e para todas(os)!

Ato pelos 10% do PIB para a educação pública já!
na visita de Michel Temer a PUC-SP

http://www.facebook.com/#!/event.php?eid=163968243677290

Data: 23/08/2011

Hora: 18h30

Local: PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1104 – Perdizes)


Exibir mapa ampliado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *