Convite para a construção do I Encontro de Mulheres Estudantes da USP

26 de julho de 2011, 17:03

Compartilhe:

Olá, companheiras,

Nós, mulheres do DCE- gestão Todas as Vozes, CA’s e coletivos feministas, gostaríamos de convidar a todas as nossas companheiras que compõem os Centros Acadêmicos da USP, Atléticas e coletivos feministas a participarem da organização do “I Encontro de Mulheres Estudantes da USP” que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de Outubro.
O Encontro foi deliberado no X Congresso dos Estudantes da USP, ocorrido em 2010, e revalidado no Encontro de Centros Acadêmicos (EnCA) deste ano, pelo entendimento de que a pauta feminista é extremamente atual e, justamente por isso, precisa estar presente em nosso dia-a-dia.
O protagonismo das mulheres nas lutas que vemos todos os dias é notável. Para nos atermos a temas atuais, podemos ver sua atuação no norte da África e na Espanha. Na Marcha da Liberdade, por exemplo, a linha de frente foi formada apenas por mulheres. No Chile,uma das dirigentes do movimento que reuniu 100 mil estudantes contra o sistema privatista de ensino é mulher.
Na universidade, espaço supostamente “esclarecido”, a opressão existe em todos os cantos, inclusive nos espaços que construímos com a finalidade de combatê-la. A opressão vivida pelas mulheres é também uma barreira para nossa atuação em espaços públicos e de organização.
No entanto, como a pauta feminista é recente em nosso Movimento Estudantil, propomos que os Centros Acadêmicos, em parceria com o DCE e com os coletivos de mulheres da USP, organizem debates e palestras como maneira de preparar e chamar as estudantes para o evento, proporcionando formação a respeito dos eixos temáticos do encontro e mostrando sua importância.
Assim como o encontro, as reuniões para prepará-lo também serão auto-organizadas, pois é importante debatermos e compartilharmos a opressão que sentimos e assim, pensarmos como podemos atuar. Isso não significa que a pauta feminista seja de interesse apenas de nós, mulheres, mas sim que somente nós entendemos o que sofremos: “E aí está a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos – libertar-se a si e aos opressores”.
Somente com estudantes informadas, conscientes da opressão que sofrem e organizadas podemos todas, aos poucos, termos mais voz e diminuirmos o machismo na nossa Universidade.

A próxima reunião será no dia 05 de Agosto, às 16h, na sede do DCE-Livre da USP (ao lado do bandejão central).
Contamos com a presença de todas as companheiras!

Link para a página do Encontro no Facebook

 

One Response to Convite para a construção do I Encontro de Mulheres Estudantes da USP

  1. Gina Tasso disse:

    Vou assistir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *