Nota do DCE da USP sobre as eleições do CONUNE na PUC/RS

14 de junho de 2011, 19:19

Compartilhe:

São Paulo, 14 de Junho de 2011

Apoio do DCE-Livre da USP às/aos estudantes da PUC/RS

O Diretório Central dos Estudantes Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme” declara total apoio à mobilização das/dos estudantes da PUC/RS e repúdio às agressões ocorridas no último dia 13 de Junho de 2011, referentes ao processo de eleição de delegadas/os para o 52º Congresso de Estudantes da UNE (CONUNE). Desde o início do processo, a atual gestão do Diretório Central de Estudantes (DCE) da PUC/RS tenta manipular as eleições e hostiliza as/os estudantes da PUC/RS, chegando inclusive a agredir verbal e fisicamente (como ocorreu na noite de ontem) estudantes indignadas/os com a forma fraudulenta com que o todo o processo de tiragem de delegadas/os é conduzido.

Somos contrários ao ambiente antidemocrático que é engendrado hoje tanto pela administração da PUC/RS como, e principalmente, pela gestão do DCE da PUC/RS, haja vista a forma truculenta como eles tratam o corpo estudantil. Repudiamos, ainda, qualquer tipo de violência a mulheres. Não podemos aceitar o machismo em ambientes que deveriam ser democráticos, uma vez que ele cerceia o direito de manifestação e representação das mulheres.

Acreditamos num movimento estudantil construído de forma democrática, justa e transparente, se valendo da política e do debate e não de hostilizações e violências. Ressaltamos nosso apoio a todas e todos que lutam por uma universidade democrática e repudiamos aqueles que se utilizam da representação estudantil para defender os interesses da Reitoria, atacando verbal e fisicamente os interesses do corpo discente. Defendemos uma representação estudantil lutando lado a lado com os demais estudantes por seus interesses coletivos, evidenciando o antagonismo entre o projeto da Reitoria com o qual lutamos, por uma educação pública, laica, presencial e de qualidade.

Reivindicamos que haja intervenção imediata da diretoria da UNE, assim como da CNECO do CONUNE, para que se verifique todo o processo de tiragem de delegadas/os para o Congresso da UNE, reconhecendo as irregularidades explícitas deste processo e iniciando um novo processo, respeitando os anseios por democracia das/os estudantes da PUC/RS.

APOIO TOTAL ÀS/AOS ESTUDANTES DA PUC/RS!

Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ETjOIS5ldkc

(nota em PDF)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *