Construção do 52º Congresso da UNE: A luta pela Educação é nacional!

09 de maio de 2011, 00:57

Compartilhe:

De 13 a 17 de julho, acontecerá o 52º Congresso da UNE (CONUNE). Para o DCE-Livre, o que se passa na USP atualmente não está isolado do resto do Brasil. A falta de democracia nas reitorias das universidades, por exemplo, é algo que acomete o país como um todo. O descaso com as graduações, que vemos na USP através das diretrizes e do caso da EACH, traduz-se no descaso com a educação como um todo em nosso país, seja ela no ensino básico ou superior. No Brasil, a profissão d@ professor(a) é cada vez mais desrespeitada e pouc@s jovens têm acesso à universidade.

No final do ano passado, o governo federal enviou para o Congresso Nacional sua proposta para a educação nacional nos próximos 10 anos. O Plano Nacional de Educação (PNE) foi construído à revelia das reivindicações da sociedade civil e dos movimentos sociais e, além disso, é bastante insuficiente: metas frágeis, apresentadas de modo vago, e a recusa da proposta histórica de investir 10% do PIB na educação.

O CONUNE é uma oportunidade única de nos organizarmos e lutarmos nacionalmente pela melhoria da educação ao lado da imensa maioria de estudantes do ensino superior que hoje se encontram fora da USP nas faculdades particulares. Nesse espaço teremos a experiência de entender melhor a realidade da educação nacional e pensarmos junt@s como intervir para transformá-la.

Algumas iniciativas importantes estão sendo tomadas por diversos movimentos sociais em defesa da educação como a construção de uma campanha nacional em defesa da proposta de PNE elaborada pela sociedade brasileira e pela garantia de 10% do PIB para a educação em nosso país. O governo federal precisa comprometer-se com a educação e com a juventude! Ao mesmo tempo, a atuação nacional do movimento estudantil deve se dar através da defesa de uma política concreta para a juventude, e não através da mera disputa entre entidades.

O DCE-Livre da USP construirá o 52º Congresso da UNE. A UNE já cumpriu um papel fundamental na história do Brasil e é importante que volte a ser protagonista nas lutas pela educação. A USP tem um papel fundamental nesse processo e precisa estar representada nesse CONUNE para levar não só a sua experiência na luta contra a precarização da educação como também suas principais críticas e demandas. Podemos fortalecer ainda mais a nossa luta na universidade construindo com @s estudantes de dentro e fora dela. Participe do processo de tiragem de delegad@s, vamos debater junt@s as nossas propostas para a educação nacional.

11 a 13 de maio – Inscrições de chapas para o CONUNE

16 a 18 de maio – Período de campanha para o Congresso

16 a 20 de maio – Eleição de delgad@s para o CONUNE

13 a 17 de julho – CONUNE, em Goiânia-GO

 

3 Responses to Construção do 52º Congresso da UNE: A luta pela Educação é nacional!

  1. […] 2 – Construção do 52º Congresso da UNE: A luta pela Educação é nacional! […]

  2. […] 16 a 20 de maio, aconteceram na USP as eleições de delegad@s para o Congresso da UNE, que será realizado em julho na cidade de Goiânia. Antes disso, uma série de debates sobre a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *