Precisamos fazer valer nossa voz: dia 28/04, vamos ao Conselho de Graduação (CoG) exigir mais democracia na USP!

23 de abril de 2011, 00:17

Compartilhe:

Na USP, não existe participação democrática na tomada de decisões. A gestão do reitor João Grandino Rodas tem tomado cada vez mais medidas controversas e autoritárias. Isso tem levado inclusive a recorrentes notícias e cobranças da imprensa.

Recentemente, Rodas anunciou um gasto de R$ 240 milhões em reformas de interesse duvidoso no campus do Butantã. Além disso, está gastando mais de R$ 20 milhões em compra de imóveis fora dos próprios campi na USP. Funcionári@s são demitid@s e ameaçad@s de transferência para prédios externos à universidade. Ao mesmo tempo, medidas importantes são tomadas a toque de caixa, como a reformulação no INCLUSP e a demolição dos barracões que ficam atrás da ECA e da FEA. É preciso dizer basta a tantos desmandos! É preciso democracia na USP!

Abaixo as diretrizes para os cursos da USP! Abaixo o Relatório Melfi na EACH!

Em um Conselho Universitário (CO) no final de 2010, foram aprovadas diretrizes para abertura de novos cursos e reformulação das atuais graduações na USP. Essas diretrizes abrem caminho para que os cursos da USP sejam reformados sem o devido debate com estudantes, professoras/es e funcionári@s.

Seu primeiro resultado apareceu na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com a proposta de corte de 330 vagas na Escola (o que equivale a 1/3 das vagas atuais!) e o fechamento do curso de Obstetrícia. Cursos como o de Licenciatura em Ciências da Natureza, por exemplo, podem perder até 2/3 de suas vagas! A mobilização estudantil já obteve uma conquista muito importante, mas ainda parcial: pelo menos para o vestibular de 2012 o Relatório Melfi não será colocado em prática! Agora, o momento é de garantir que essa conquista vá para além do vestibular de 2012 e que qualquer avaliação ou reforma nos cursos da EACH sejam feitas somente através de comissões democráticas e paritárias!

Para a USP como um todo, precisamos fazer o mesmo. É preciso dizer: Abaixo as diretrizes! Abaixo o Relatório Melfi na EACH!

Frente a tudo isso, que fazer? Vamos ao ato em frente ao Conselho de Graduação dia 28/04!

Na próxima quinta-feira, 28/04, acontecerá o Conselho de Graduação (CoG). O CoG tem somente uma ínfima porcentagem de participação estudantil e recentemente tem tomado decisões que afetam toda a universidade. Tendo em vista a insatisfação d@s estudantes com a falta de democracia nas decisões, e por deliberação das últimas assembleias, o DCE-Livre organizará a paralisação das aulas nesta data e um ato em frente ao CoG. Chegou o momento de exigirmos: o CoG tem que ser aberto a toda comunidade universitária! Democracia na USP!

 

 

One Response to Precisamos fazer valer nossa voz: dia 28/04, vamos ao Conselho de Graduação (CoG) exigir mais democracia na USP!

  1. […] Precisamos fazer valer nossa voz: dia 28/04, vamos ao Conselho de Graduação (CoG) exigir mais demo… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *