O momento é de debate sobre os rumos da educação no Brasil: vamos construir o 52º Congresso da UNE em defesa da educação nacional!

23 de abril de 2011, 00:25

Compartilhe:

De 13 a 17 de julho, acontecerá o 52º Congresso da UNE (CONUNE). Para o DCE-Livre, o que se passa na USP atualmente não está isolado do resto do Brasil. A falta de democracia nas reitorias das universidades, por exemplo, é algo que acomete o Brasil como um todo. O descaso com as graduações, que vemos na USP através das diretrizes e do caso da EACH, traduz-se no descaso com a educação como um todo em nosso país, seja ela no ensino básico ou superior. No Brasil, a profissão d@ professor(a) é cada vez mais desrespeitada e poucos jovens têm acesso à universidade.

É fundamental que @s estudantes e o movimento estudantil lutem nacionalmente pela melhoria da educação. No final do ano passado, o governo federal enviou para o Congresso Nacional sua proposta para a educação nacional nos próximos 10 anos. O Plano Nacional de Educação (PNE) foi construído à revelia das reivindicações da sociedade civil e dos movimentos sociais e, além disso, é bastante insuficiente: metas frágeis, apresentadas de modo vago, e a recusa da proposta histórica de investir 10% do PIB na educação.

Consideramos fundamental a construção de uma campanha nacional em defesa da proposta de PNE elaborada pela sociedade brasileira e pela garantia de 10% do PIB para a educação em nosso país. O governo federal precisa comprometer-se com a educação e com a juventude! Ao mesmo tempo, a atuação nacional do movimento estudantil deve se dar através da defesa de uma política concreta para a juventude, e não através da mera disputa entre entidades.

O DCE-Livre da USP construirá o 52º Congresso da UNE. A UNE já cumpriu um papel fundamental na história do Brasil e é importante que volte a ser protagonista nas lutas pela educação. No dia 26/04, às 18h na sala 101 das Ciências Sociais, faremos um debate sobre “O novo PNE e os 10% do PIB para a educação”, com a presença de Vladimir Safatle e Otaviano Helene. No dia 28/04, faremos um debate sobre “Reforma Universitária no Brasil e na USP” para discutir a educação nacional e sua relação com a USP.

26/04 – Debate: O Novo PNE e os 10% do PIB para a educação. Às 18h no Auditório Jacy Monteiro – Instituto de Matemática e Estatística (IME).

28/04 – Debate: Reforma Universitária no Brasil e na USP. Às 18h na sala 101 do prédio de Ciências Sociais.

11 a 13 de maio – Inscrições de chapas para o CONUNE

16 a 18 de maio – Período de campanha para o Congresso

16 a 20 de maio – Eleição de delgad@s para o CONUNE

13 a 17 de julho – CONUNE, em Goiânia-GO.

 

One Response to O momento é de debate sobre os rumos da educação no Brasil: vamos construir o 52º Congresso da UNE em defesa da educação nacional!

  1. […] 4 – A luta em defesa da educação é nacional! Participe da construção do 52º Congresso da UNE e dos… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *