Chega de Homofobia!

26 de março de 2011, 15:55

Compartilhe:

Na noite do dia 23 de março de 2011, Guilherme Rodrigues, estudante de Letras da Universidade de São Paulo foi agredido no centro da cidade, quando voltava para casa. Ao ver um casal homossexual ser oprimido, o estudante tentou intervir e sofreu agressão física por um grupo de quatro pessoas.

Infelizmente sabemos que isso não é um caso isolado. O ano de 2010 foi marcado por diversas situações semelhantes: a série de ataques a homossexuais na Av. Paulista, o caso do jornal “O Parasita” que desafiava os estudantes de Farmácia da USP a “jogar bosta” em homossexuais em troca de convites para uma festa, além da agressão a um casal de estudantes na festa “Outubro ou nada”, da ECA.

Guilherme e os quatro agressores foram levados à delegacia. Foi desencorajado a fazer um boletim de ocorrência pelos próprios policiais, com a justificativa: “Não vai dar em nada”.

Nós, do DCE Livre da USP, repudiamos toda e qualquer atitude de cunho homofóbico, machista ou racista. Repudiamos ainda a falta de assistência e a irresponsabilidade da Polícia Militar.

Na próxima segunda feira, 28/03, o estudante volta à 4ª DP para entregar o laudo de perícia do IML. Convocamos todos os estudantes para acompanhá-lo: Somemo-nos ao ato organizado em frente à delegacia, que fica na Rua Marquês de Paranaguá, 246, Consolação, às 14hs.

 

2 Responses to Chega de Homofobia!

  1. Renata Valente disse:

    Meu nome é Renata Valente, sou hetero e meu filho Bisexual,tenho um grupo no facebook contra a homofobia ( não Homofobia), estamos lutando para que tenha punição neste País. A Lei PCL 122/06 poderá ajudar a diminuir estes ataques que são de criminosos, pois saberam que haverá uma punição, enquanto não houver a aprovação desta lei, os casos só vem a crescer neste País.
    Eu na Segunda-feira tenho uma Reuunião de trabalho, mas meu filho irá concerteza, estamos unidos e solidários a todos que litam contra a Homofobia e todos que foram vítimas destes crimes..Atenciosamente!

  2. JORGE VIDAL disse:

    Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.
    Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes… Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.
    É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ─; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.
    Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é http://www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura; como também está de maneira sintética (sinopse) em outro Blog meu, endereço  http://www.sinteserespeitoejustica.blogspot.com .
    P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões.
    Atenciosamente JORGE VIDAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *