Aniversário de 35 anos da refundação do DCE

26 de março de 2011, 11:26

Compartilhe:

“Nos campi da USP, nas salas de aula, nos centros acadêmicos, as/os estudantes se mobilizam. Depois do silêncio imposto pelo AI-5, em 1968, voltam a se reagrupar e, no dia 26 de março de 1976, criam, em assembleia geral, o DCE-Livre da USP, agora reconstituído e batizado com o nome de Alexandre Vannucchi Leme.”

No dia de hoje, o DCE Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme” completa 35 anos. Mais de três décadas em defesa da educação pública, da liberdade de organização e atuação política, sobreviveu na clandestinidade por alguns anos da ditadura militar, devido à proibição imposta pelo regime.

No entanto, a ditadura não conseguiu acabar com o movimento estudantil. Contribuiu justamente para que as/os estudantes percebessem seu papel importantíssimo enquanto protagonistas das mudanças que almejavam. Quando refundado, em 1976, o DCE da USP recebeu seu nome e o caráter livre, simbolizando a autonomia das/os estudantes e a não vinculação às estruturas do Estado e da reitoria.

Em um país marcado pela desigualdade, qual o nosso, a necessidade de defesa da USP que realmente esteja a serviço da população, gratuita e de qualidade se faz cada vez mais urgente. Para que consigamos garantir nossas reivindicações, todas/os devem ser protagonistas dessa defesa.

Nós, da gestão Todas as Vozes, acreditamos que a entidade seja um instrumento para transformar as aspirações das/os estudantes em mudanças reais na Universidade. Organizar um DCE presente nos vários cursos e campi, capaz de articular as diversas vozes da USP, potencializa a construção de um Movimento Estudantil diferente — aberto, amplo e participativo.

Em 2011, o Movimento Estudantil deve seguir garantindo que as vozes de todas e todos os estudantes sejam ouvidas e unir nossas mãos, nossos esforços, com docentes e funcionárias/os, a fim de batalhar por uma Universidade efetivamente Pública, Gratuita e de qualidade, que seja verdadeiramente democrática.

Leia mais sobre a história de Alexandre Vannucchi Leme.

 

2 Responses to Aniversário de 35 anos da refundação do DCE

  1. José Henrique Artigas de Godoy disse:

    Tenho muito orgulho de ter feito parte do DCE livre da USP por anos, louvo neste dia os que continuam na luta em favor da universidade pública gratuita e de qualidade e pela justiça social no país. Parabéns a todos e todas que construíram e constroem a história das lutas dos estudantes no Brasil.

  2. Ahhh, DCE da USP, 35 anos de lutas pela educação e pela Universidade! Tenho orgulho em fazer parte dessa história que é construída dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *